Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fundação Quixote fazem preparativos para Salipi 2019

UFPI e Fundação Quixote fazem preparativos para Salipi 2019

Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 09h20

salipi2019-11.jpg

Na manhã de hoje (25/04), a Universidade Federal do Piauí e  à Fundação Quixote reuniram-se para discutir o 17ª Salão do Livro do Piauí (SALIPI) 2019 e a 22ª Edição do Seminário Língua Viva. Os eventos ocorrem no período de 31 de maio a 09 de junho/19, no Espaço Rosa dos Ventos e no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

salipi2019-9.jpg

Estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes; o Presidente da Fundação Quixote, Prof. Kássio Gomes; o Prof.  Luiz Romero; a Superintendente de Comunicação Social, Profª. Dra. Jacqueline Dourado; a Prefeita Universitária, Msc. Gabriela Celso; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC), Profa. Dra. Cleânia Silva  o Diretor da Editora Universitária (EDUFPI), Prof. Dr. Ricardo Alaggio. O Diretor da Gráfica da Ufpi, Renan Marques, o Coordenador de ação Comunitária, Prof. Dr. Sergio Galan e demais assessores.

A homenageada do SALIPI desta edição será a piauiense Cecília Mendes, professora da UFPI aposentada. Cecília Mendes é professora, poeta, historiadora e artista plástica. Segundo os organizadores, nome expressivo e multifacetado, que acrescentará importante pluralização de ideias para o evento.

Os palestrantes confirmados já são:  Djamila Ribeiro, filósofa e escritora; Paula Pimenta, escritora juvenil; Joice Berth, escritora; Marçal Aquino, Xico Sá e Chico José, ambos jornalistas e escritores.
                                       salipi2019-20.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes

O Reitor em sua fala de abertura confirmou que enquanto for Reitor aqui é o lugar do Salipi e que, mesmo com todas as dificuldades orçamentárias, temos sempre um bom motivo para somar esforços e a cada ano fazer uma edição melhor.

SAL 0120190426115901Profª. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social e Coordenadora do Salipi

Para a Superintendente de Comunicação, “ é um prazer para UFPI realizar junto com a Fundação Quixote o Salão do Livro do Piauí o Seminário Língua Viva. O Salipi trouxe uma visibilidade muito grande para a produção e linha editorial da EDUFPI. E estão previstos em torno de quarenta lançamentos.”

Salipinho

salipi2019-13.jpg

Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes

Para este ano, o Salão do Livro vai trazer o “Salipinho”, a programação infantil que acontecerá nas manhãs do Espaço Rosa dos Ventos. Segundo Kássio, “A 1° edição do ‘Salipinho’, terá uma programação toda especial para as crianças, talvez seja o ponto alto desta edição. Temos várias atividades planejadas desta novidade e a ideia é que a gente possa atender as expectativas das pessoas da melhor forma possível”.

A temática infantil é introduzida frente aos destaques já existentes no evento, com a formatação do público adolescente e adulto. Além dos espaços já conhecidos, como o De olho no Enem e o Bate-Papo Literário, as palestras ministradas por figuras do meio artistíco-literário prometem aquecer o palco.

Agendas Preparatórias:

Dia 7 de maio - com o Governador do Estado Wellington Dias
Dia 8 de maio – Prefeito Firmino Filho
Lançamento para Imprensa: 10 de maio às 9h no Salão Nobre da Reitoria.

Confira mais fotos

salipi2019-2.jpg

salipi2019-7.jpg

salipi2019-10.jpg