Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançado projeto do PDI 2020-2024 da UFPI

Lançado projeto do PDI 2020-2024 da UFPI

Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 11h37

arte PDI20190522115639

O que a Universidade Federal do Piauí pretende realizar nos próximos cinco anos? As respostas sairão do novo PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Universidde, que teve o lançamento do seu projeto realizado na tardeda segunda-feira (20), durante reunião no Salão Nobre da Reitoria. A comissão central responsável por elaborar o PDI 2020-2024 é composta por pró-reitores, superintentendentes, Prefeitura Universitária e equipe da Diretoria de Governança da UFPI, que lidera o trabalho. O documento tem previsão de conclusão até dezembro de 2019.

DESTAQUE PDI 120190521155300

Reunião contou com representantes de setores da UFPI responsáveis pela elaboração do PDI

O PDI é um documento que identifica a Instituição Ensino Superior, apresenta sua filosofia de trabalho, missão a que se propõe, diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e quais atividades acadêmicas desenvolve ou planeja desenvolver. A elaboração do PDI pelas universidades federais é uma exigência estabelecida por um conjunto de quase vinte leis, decretos, portarias do MEC, resoluções e pareceres, sendo de extrema importância nos processos de avaliação institucional, em auditorias externas, avaliações por órgãos de controle, nas avaliações de cursos de graduação e de pós, e também para a própria Universidade como um documento norteador de ações. O planejamento de implantação de novos cursos de graduação e de pós-graduação é exemplo de ação que precisa constar no PDI para ser realizada na Universidade.

“Nosso trabalho está centrado, inicialmente, na avaliação do PDI 2015-2019 e, em um segundo momento, iniciar a elaboração do PDI 2020-2024. Cada pró-reitoria irá nomear uma comissão interna para auxiliar na elaboração dos métodos, estratégias e objetivos. Faremos também seminários de sensibilização, que inicialmente irão ocorrer dentro dos conselhos dos centros e dos campi, para os representantes dos departamentos e coordenações de cursos e que eles façam a difusão do que está acontecendo na Universidade – o crescimento do PDI”, explicou a Profa. Dra. Regina Ferraz Mendes Viana, Diretora de Governança/Proplan.

DSC_1425 (1).JPG

Profa. Dra. Regina Ferraz, Diretora de Governança/Proplan

Após essa etapa, serão definidos os objetivos, metas e estratégias, e esse documento preliminar será submetido a um consulta pública obrigatória, estando disponível na pagina da UFPI por 30 dias para receber avaliações das comunidades interna e externa. “A primeira coisa é olhar para trás e ver o PDI anterior, analisar o que foi feito, o que foi proposto e o que faltou acontecer. O documento é fundamental para a Universidade, pois é ele que irá estabelecer tudo que a universidade pretende desenvolver nos próximos 5 anos, tudo que quisermos fazer tem que constar no PDI. Por isso, precisamos do empenho de toda a comunidade acadêmica e também da externa, já que a Universidade tem um papel social muito grande”, destacou.

PDI 520190521155657

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

“O PDI é a base de tudo que pretendemos fazer pelos próximos cinco anos na Universidade. A elaboração de um documento como este precisa de um empenho grande da equipe para que possamos chegar ao que retrate a realidade e o que queremos fazer da UFPI. Com a preocupação de construir também um plano realista e factível de ser realizado”, finalizou o Reitor.

PDI 320190521155600

Elaboração do PDI envolve a participação de diversos setores da Universidade

Confira apresentação do lançamento da elaboração do PDI 2020-2024.

Cronograma de Elaboração.

PDI 2015-2019