Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Teresina meu amor! Piauilismo chega à sua décima primeira edição
Início do conteúdo da página

Teresina meu amor! Piauilismo chega à sua décima primeira edição

Imprimir
Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 22h42

“O Piauilismo contribuiu por meio da noção dos processos da moda em prática, de saber em que área me encaixo melhor e em que área não”, relata Carlos César, egresso do Curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí. O depoimento do Designer de Moda atesta a importância que o Piauilismo possui para os estudantes de Moda da UFPI durante a Graduação e mesmo depois de formado. Atualmente, Carlos trabalha em uma loja de bolsas e acessórios slow fashion, além de atuar como freelancer.

WhatsApp Image 2019-06-07 at 10.45.26.jpeg

Carlos César participou da 9ª edição do Piauilismo Fashion Day, que teve como tema a fauna e folha do Piauí

WhatsApp Image 2019 06 05 at 10.04.46 220190607105905Durante a edição o Design apresentou a peça Etapas de fogo

Fruto da fusão de duas disciplinas: Projeto de Coleção II e Curadoria e Montagem de Desfile, o Piauilismo acontece a cada semestre do ano para mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI nas disciplinas ministradas pelo Prof. Me. Ascânio Wanderley, idealizador do evento que hoje faz parte do calendário de moda piauiense. “Desde o começo eu pensei o Piauilismo como um formador de tendências de moda do estado do Piauí”, declara.

Feito para instigar o aluno a criar tendências de moda a partir de temas sobre o Piauí, o Piauilismo vem crescendo a cada ano. Idealizado como um espaço para apresentar e realizar o planejamento que os alunos fazem ao longo das disciplinas de Projeto de Coleção I e Projeto de Coleção II, o evento hoje ganhou proporções antes não imaginadas. “O Piauilismo é uma nota, ele não é um evento, ele se transformou em um evento, ele se transformou no evento de moda que o Piauí tem”, afirma o professor.

Captura de Tela 2019-06-07 às 10.33.58.pngProf. Me. Ascânio Wanderley idealizador do Piauilismo

O nome Piauilismo foi pensado conforme a proposta do Prof. Ascânio de criar tendências de moda no estado do Piauí. Dessa forma, os temas são sempre voltados para a cultura do estado. Em sua décima primeira edição, o evento traz como tema Teresina meu amor. “Esse ano vamos falar das diversas Teresinas que nós temos. Uma Teresina antiga, uma Teresina moderna, uma Teresina cultural e uma Teresina da noite. Então são várias Teresinas que os alunos desenvolveram pesquisas, criaram cartela de cores, criaram formas, texturas, estampas e estão lançando essas coleções”, explica.

PIAUILISMO 20191-5.jpg

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira

A Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, fala da representatividade do Piauilismo para nossa universidade. “O Piauilismo já faz do calendário de Teresina e da UFPI. É o momento que nosso aluno do curso de Moda, Design e Estilismo tem a oportunidade de apresentar peças produzidas, a curadoria, ou seja, mostrar para a sociedade o que ela pode levar em termos de incentivo. Portanto hoje, o curso se projeta e a sociedade conhece o que de fato os nossos alunos e professores produzem dentro da universidade.", comenta.

                 PIAUILISMO 20191-25.jpgMini Coleção apresentada na 11ª edição do Piauilismo

Durante o Piauilismo os estudantes do Curso de Moda mostram duas coleções: uma coleção autoral e uma coleção comercial. Cada aluno mostra uma roupa autoral e cada equipe mostra cerca de seis a oito looks completos do comercial, que resulta em várias mini coleções que formam uma grande coleção comercial. A proposta é instigar os alunos a trabalharem com aquilo que sonham trabalhar quando sair da Universidade. “É o momento de nos inserirmos no mercado de moda. Almejo novas oportunidades e o que eu apresento na passarela mostra toda a minha dedicação até aqui”, afirma a aluna Paula Pôrto.

A realização de um sonho

A aluna do Curso de Moda Design e Estilismo, Paula Pôrto, tinha duas brincadeiras preferidas quando era criança: ensinar para as bonecas tudo que aprendia na escola e brincar de motorista de ônibus escolar na máquina de costurar da sua mãe. Ela se formou em Letras e se tornou professora aos 18 anos. Mas a brincadeira com as bonecas não se limitavam a ensiná-las o que aprendia na escola. “Eu que fazia as roupas das minhas bonecas, me furava, me cortava fazendo farda, pijama, roupas do dia a dia. Só não sabia que isso seria uma grande influência no futuro”, conta. Aos 27, ela está concluindo o curso de Moda e é uma das participantes desta edição do Piauilismo.              

Captura de Tela 2019-06-07 às 10.30.42.pngPaula Pôrto, aluna do Curso de Moda Design e Estilismo

Em uma conversa com a avó (Isaura) e a mãe (Duda), Paula descobriu que os dois empregos que a avó teve foram: professora e costureira. No início do curso, Paula estava perdida em qual caminho seguir na Moda, mas sempre se dedicou ao curso. “Eu costumo viver tudo com intensidade e com o meu curso não seria diferente”, narra. Hoje, o sonho da estudante é abrir uma empresa com a sua mãe.

Os desafios

O Piauilismo não é apenas um desfile, é uma experiência que se inicia muito antes do que é mostrado na passarela e que não se trata apenas da produção das peças que vestem os modelos, mas também de toda a estrutura que é pensada e executada para que o evento ocorra. E tudo isso é um trabalho feito em conjunto pelos alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI.

PIAUILISMO 2019 120190607144730Produções são apresentadas para o público

“Na minha perspectiva temos dois grandes desafios que são: conseguir apoiadores/patrocinadores/colaboradores para que o evento aconteça. É um evento relativamente grande e para realizá-lo da melhor forma de acordo com nossos sonhos precisamos nos organizar e nos unir para arrecadar dinheiro suficiente. Falando em sonhos e união, o outro grande desafio é alinhar os sonhos e as subjetividades de 25 alunos para que tudo tenha a essência de todos”, conta Paula.

O trabalho em equipe não é fácil e dessa forma os conflitos aparecem como o principal desafio para os alunos. A tomada de decisão em conjunto, a aceitação do outro também são desafios recorrentes que precisam ser enfrentados pelos estudantes. Além da elaboração do convite, a busca por patrocínio, lidar com o ego, com a vaidade e com a partida da Universidade.

A escolha do local para o desfile

Na noite de ontem (06), a 11ª edição do Piauilismo aconteceu no Complexo Fco. das Chagas (Ponte JK). A escolha do local foi feita pelos alunos que participaram desta edição do evento e é sempre uma decisão baseada no tema e no simbolismo que o lugar possui. “Ali foi um ponto muito significativo. Foi um espaço que foi recuperado, é um espaço que deve ser ocupado”, explica o Prof. Ascânio.

PIAUILISMO 20191 22019060714505811ª edição do Piauilismo aconteceu no Complexo Fco. das Chagas (Ponte JK). Local é escolhido de acordo com temática da edição

Embaixo da Ponte JK, que liga a zona leste ao centro da cidade, o Complexo Fco. das Chagas fica localizado entre duas Teresinas: a Teresina moderna que fica depois da ponte, da zona leste, com seus prédios e restaurantes; e a Teresina mais acolhedora, do caminhar pelo passeio na Frei Serafim, do polo de saúde, do centro da cidade. Todos esses critérios foram levados em consideração para a escolha do local que conversa com o tema desta edição do evento.

Um evento do Curso de Moda UFPI

O Piauilismo acontece durante o último período do Curso de Moda, mas não é resultado exclusivo das disciplinas de Curadoria e de Projeto de Coleção II. O evento é resultado do conhecimento de todas as disciplinas, é onde o estudante trabalha com pesquisa, com modelagem, costura, história da arte e história da moda. É onde todo o conhecimento adquirido durante o Curso de Moda, Design e Estilismo é aplicado nas coleções apresentadas ao público.  “A preparação para o Piauilismo começou desde o início do curso. Toda a nossa formação acadêmica e pessoal contribui para a realização desse evento”, detalha  a estudante Paula.

PIAUILISMO 20191 420190607145604Produções resultam de todo o estudo realizado durante o curso

As roupas apresentadas no Piauilismo são projetos, são laboratórios que os alunos experimentam e que se lançam no mercado a partir dali. “É como se fosse um desfile de alta costura, onde a pessoa olha e não entende a loucura do design que na realidade ali pode ser trabalhado de outras formas comerciais, de outras formas interessantes para as empresas que vão consumir”, destaca o professor.

Nas últimas edições do Piauilismo surgiu o “sinal by now”. Assim que o desfile termina tem a comercialização das roupas. As peças saem da passarela e já entram para uma arara para serem vendidas. As peças são exclusivas, já que as coleções são produzidas com apenas uma peça de cada. A experiência tem sido positiva e permite a inserção dos alunos em um processo de comercialização dos produtos elaborados, planejados e executados por eles.

A próxima Edição do Piauilismo acontece no segundo semestre de 2019, com novas experiências e novos sonhos, mas com a mesma criatividade, exuberância e relevância que possui para os estudantes do Curso de Moda da UFPI e para o cenário de moda do estado do Piauí.

Confira fotos da 11ª edição do Piauilismo em: https://photos.app.goo.gl/u7BacZMbDeKVdYB37.

Fim do conteúdo da página