Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão debate questões de educação sexual em escolas públicas de Teresina

Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 10h35

04 (1).jpg

Em setembro de 2018 foi sancionada a Lei 13.718/18 que tipifica crime de importunação sexual e pune divulgação de cenas de estupro. O crime de importunação sexual é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo.

Diante disso, acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina, sob a coordenação da Profa. Dra. Márcia Astrês Fernandes, estão desenvolvendo o projeto de extensão “Importunação e abuso sexual, relacionamento abusivo e as interfaces com o sofrimento mental: implementação de ações preventivas e de cuidados”, nas escolas Centro de Ensino de Tempo Integral Professor Darcy Araújo e na Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo. Os encontros acontecem duas vezes na semana.

Coordenadora Márcia Astrês e estudantes que integram o projeto de extensão

A atividade direciona-se para o apoio, educação e enfrentamento à violência sexual em todas as suas formas: importunação, abuso, explorações sexuais, relacionamento abusivo, dentre outras. O projeto visa ajudar, por meio de informação e acompanhamento, estudantes do sexo feminino e masculino que são ou que podem ser vítimas desse tipo de violência. Sabe-se que a violência sexual é uma questão de saúde pública e que as consequências decorrentes são diversas, de cunho físico, social, emocional, psicológica. Entre os danos à saúde mental estão: depressão, ansiedade e comportamento suicida.

A coordenadora salienta que o projeto é importante, também, para a formação dos graduandos: “É essencial promover condições para o aprimoramento da assistência aos estudantes vítimas de violência sexual e em situações de relacionamentos abusivos, preparando os discentes para assistir integralmente a essas pessoas, com vista a desenvolver habilidades para a escuta qualificada, a compreensão das interfaces da violência com o sofrimento mental e a prestar ajuda positiva, orientando e esclarecendo sobre os mecanismos de apoio e ajuda disponíveis no sistema público.”

Integrantes do projeto de extensão com os estudantes da escola pública

A estudante Pollyana Mesquita, participante da iniciativa, conta que o projeto foi idealizado no segundo período, durante um trabalho com o tema violência para a disciplina de Enfermagem na Atenção Primária de Saúde. “Tivemos a ideia de fazer um site chamado “Fala Mana”, dando enfoque para os casos de violência doméstica sofrida por mulheres, como se fosse um desabafo. Quando apresentamos o projeto, a professora amou e disse que nos ajudaria a transformá-lo em um projeto de extensão, então, ela nos encaminhou para a professora Márcia Astrês e, após algumas reuniões, o foco do projeto foi mudado para crianças e adolescentes de escolas públicas de Teresina”.

O projeto de extensão “Importunação e abuso sexual, relacionamento abusivo e as interfaces com o sofrimento mental: implementação de ações preventivas e de cuidados” é vinculado à UFPI por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC).