Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Trabalho do Curso de Biologia (CEAD/UFPI) é premiado no II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí

Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 17h01

evento etnobiologia 120190624165518

O II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, realizado pela UFPI no Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho e contou com 9 trabalhos apresentados oralmente e 20 trabalhos em pôster. O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EaD, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI marcou presença no evento. O pôster intitulado “Primeira experiência (2019.1) com o ensino de Etnobiologia na formação inicial de professores no curso de Ciências Biológicas (CEAD/UFPI)”, de autoria dos professores Santina Barbosa de Sousa, Eliesé Idalino Rodrigues e da aluna Fernanda Sousa Lima (Biologia, polo de Canto do Buriti) levou o prêmio de 2º lugar dentre os melhores trabalhos em pôster.

evento etnobiologia 220190624165631

Representantes dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências da Natureza (CEAD/UFPI)

O evento teve como objetivos divulgar as pesquisas regionais e locais de Etnobiologia e Etnoecologia entre estudantes e pesquisadores do Piauí; promover a criação de parcerias estratégicas e grupos de pesquisa; fortalecer a produção científica em Etnobiologia no Estado; despertar o interesse de jovens estudantes de graduação em desenvolver pesquisas etnobiológicas em âmbito local ou em outras partes do Nordeste brasileiro, e, principalmente, discutir, com os componentes das comunidades tradicionais da região norte do estado, seus saberes culturais regionais e tentar contribuir, em última instância, com uma melhor qualidade de vida aliada à sustentabilidade dos recursos naturais onde tais comunidades vivem.

evento etnobiologia 320190624165804

Pôster sendo avaliado, apresentado pela aluna Fernanda Lima

A Etnobiologia é uma disciplina que vem crescendo nos cursos de pós-graduação e bem rara na graduação. Sua abordagem envolve o ser humano, e é de fundamental relevância a realização de eventos como esse, para que a importância dessa disciplina seja divulgada, bem como suas técnicas, que levam em consideração, de forma incisiva, a ética de como abordar humanos e suas culturas.

evento etnobiologia 420190624170018

Pôster apresentado

Segundo a Profa. Santina Barbosa, “foi uma honra representar o CEAD no evento, destacando mais uma vez os esforços da equipe dos Curso de Ciências Biológicas e Ciências da Natureza EaD; os avaliadores elogiaram muito a apresentação do trabalho, tido como de elevada importância, e consideraram o curso inovador dentre as graduações, tendo em vista a iniciativa de incluir a Etnobiologia em sua matriz curricular”.