Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI participa de dois congressos internacionais de Estatística na Malásia
Início do conteúdo da página

Professora da UFPI participa de dois congressos internacionais de Estatística na Malásia

Imprimir
Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 17h52

A Professora Dra. Rita Lima, do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi selecionada para participar do Simpósio LISA 2020 e do 62º World Statistics Congress (WSC) - Congresso Mundial de Estatística - do International Statistical Institute (ISI), com cobertura dos custos da viagem. Os eventos acontecerão na Malásia, respectivamente, do dia 15 a 18 e do dia 18 a 23 de agosto deste ano.

O LISA 2020 treina estatísticos de países em desenvolvimento para se tornarem colaboradores e oferece apoio na criação de laboratórios estatísticos de colaboração, os "stat labs", em suas instituições de origem.

"Esse encontro tem como objetivo integrar os membros de todos os países envolvidos para discutir técnicas para aperfeiçoar a abertura e manutenção de laboratórios de colaboração estatística", afirma Rita.

WhatsApp Image 2019-08-17 at 23.58.13.jpeg

Rita Lima, professora do Departamento de Estatística da UFPI

Por meio do trabalho de estatísticos da UFPI, a Universidade foi incluída na rede LISA de laboratórios de colaboração estatística. Recentemente a professora Rita Lima submeteu uma proposta para criação de um laboratório na UFPI cujo objetivo é proporcionar aos alunos do curso de Estatística condições para que possam desenvolver habilidades e competências para atuar em diversas situações reais, nas quais, apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. O cerne dessa proposta é a articulação entre o ensino e a extensão, para que os alunos do Curso de Estatística possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. A participação dos alunos nesse projeto ainda fortalece as atividades de extensão do Curso.

WhatsApp Image 2019-08-17 at 22.26.44.jpeg

Equipe de estatísticos no LISA 2020 que acontece na Malásia.

Os laboratórios de estatística da rede LISA treinam a próxima geração de estatísticos colaborativos para a aplicação de estatísticas que resolvam problemas do mundo real e para fornecerem infraestrutura de pesquisa que auxiliem pesquisadores, funcionários do governo, indústrias locais e ONGs. O objetivo do programa é criar uma rede de 20 desses laboratórios estatísticos nos países em desenvolvimento até 2020. Até o momento, existem cinco laboratórios na Nigéria (em duas universidade), na Tanzânia, na Etiópia e no Brasil.

O Congresso Mundial de Estatística do ISI reúne os especialistas mais renomados dessa área científica. Com 134 anos de existência, o ISI é a mais antiga e importante associação de estatísticos do mundo, e para o evento realizado neste ano conta com 2.500 inscritos, 1.300 artigos e 250 seções convidadas ou especiais, números que revelam a arte em estudos estatísticos produzidos por 130 países, discutindo sobre modelagem, amostras, séries temporais, computação entre outros temas.

Dentre as competências dos estudos do ISI, estão as aplicações estatísticas no mercado financeiro, nos esportes e em estudos sobre desemprego, demografia e desigualdade de gênero, bem como as interdisciplinaridades com a astronomia, a biologia, a física e a medicina.

Fim do conteúdo da página