Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Convênio para estágio de alunos de Medicina do CSHNB na Policlínica de Picos é tema de reunião
Início do conteúdo da página

Convênio para estágio de alunos de Medicina do CSHNB na Policlínica de Picos é tema de reunião

Imprimir
Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 12h03

 

DSC_6493-2.jpg

 

 Uma reunião na manhã desta quinta-feira (15) marcou o interesse para celebração de convênio entre a UFPI, o Governo do Estado e a Prefeitura de Picos, para que alunos do Curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da UFPI, naquela cidade, passem a contar com campo de estágio na Policlínica, hoje Centro Integrado de Especialidades Médicas - CIEM, no bairro Catavento. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a vice-reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, receberam para a reunião o Prefeito de Picos, Padre Walmir; o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto; e a coordenadora do Curso de Medicina de Picos, Profa. Patricia Batista. Também participou da reunião o Diretor de Gestão de Recursos da PROPLAN/UFPI, Fábio Napoleão.

 

DSC_6483-2.jpg

e a coordenadora do Curso de Medicina de Picos, Profa. Patricia Batista

A coordenadora do Curso irá intermediar os contatos entre parceiros interessados e auxiliar na construção do documento que acelera a formalização da convênio e que precisa tramitar em esferas administrativas da Universidade. “Abrir campo de estágio para os alunos do CSHNB é um passo importante na consolidação do Curso de Medicina do Campus. Estamos trabalhando o convênio com a Políclínica de Picos para que a gente garanta o acesso do alunado ao campo de estágio nos ambulatórios de especialidades. Temos turmas no 5º e 7º período que já precisam estar fazendo esses estágios e isso é uma alegria grande para nós”, disse Patricia Batista.

 

DSC_6521-2.jpg

Prefeito de Picos, Padre Walmir 

Para a Prefeitura, receber alunos de Medicina da UFPI e os professores preceptores atuando na Policlínica trará um grande benefício para a população. "Na Policlínica, hoje, necessitamos de alguns especialistas e sabemos que esses profissionais estão na Universidade e como a UFPI tem a necessidade de um campo de estágio, todos sairão ganhando. Teremos os técnicos atendendo no CIEM e o Centro estará disponível para os alunos realizarem seus estágios”, destacou o Prefeito Padre Walmir.

 

DSC_6528-2.jpg

Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto

 

Em sua fala, o secretario estadual de Saúde destacou a importância da parceria com a UFPI para a qualificação do atendimento nas Policlínicas no Piauí, a exemplo do que ocorre em Parnaíba, em que a presença de alunos internos, acompanhados por professores, permite acesso da população a médicos de varias especialidades. “Agora, estaremos levando esse modelo de parceira para a Policlínica de Picos. É um experiencia exitosa, a presença dos especialistas professores de Medicina da Universidade nos ambulatórios do estado do Piauí, por meio desse projeto.”

 

DSC_6464-2.jpg

Reitor da UFPI, José Arimatéria Dantas Lopes

A expectativa, conforme o Reitor, é que o convênio seja assinado nos próximos meses e que os alunos iniciem os estágios na Policlínica no primeiro semestre de 2020.“ Esse convênio que vamos assinar em breve vai resolver uma demanda do Curso de Medicina de Picos, que é ampliar o campo de estágio dos nossos estudantes e, principalmente, colaborar para fortalecer a saúde ofertada no Município de Picos e manter especialistas de diversas áreas que o Município não possui para atender a população", finalizou José Arimatéia Dantas Lopes.

 

 

 

Fim do conteúdo da página