Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia Internacional do Mosquito é comemorado em mesa redonda sobre Arboviroses e controle do Aedes aegypti

Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 17h42

Aconteceu na tarde desta terça-feira (20), mesa redonda sobre Arboviroses e controle do mosquito Aedes aegypti, com a participação de quatro palestrantes do Piauí e outros estados. O evento faz parte da programação do II Congresso de Entomologia do Piauí, que está acontecendo desde domingo (18) na Universidade Federal do Piauí, campus de Teresina.

CONGRESSO_ENTOMOLOGIA_04.jpgAuditório Rommel Tito durante palestra

O II Congresso de Entomologia do Piauí, é um evento multidisciplinar que tem como objetivo principal reunir profissionais e pesquisadores, criando ambiente favorável para o diálogo de questões que vão desde o sistema de produção de alimentos no Brasil, aos agravos em saúde pública associados a parasitos vetores de enfermidades e no que foi o Dia Internacional do Mosquito (20 de agosto), o evento promoveu uma série de palestras sobre o assunto.

Na primeira palestra apresentada, com o título “Identificação de vetores e isolamento viral”, ministrada pelo Prof. Dr. Joaquim Pinto Nunes Neto, foram abordados os processos mais importantes para o estudo e controle viroses. O professor compartilhou parte de sua pesquisa realizada no Pará sobre o habitat de mosquitos e técnicas de captura e transporte para estudo laboratorial.

CONGRESSO_ENTOMOLOGIA_03.jpgApresentação de slides durante a palestra “Identificação de vetores e isolamento viral”

A segunda palestra, intitulada “O Papel da saliva dos mosquitos na hematofagia e transmissão de patógenos”, ministrada pelo egresso da UFPI, Prof. Dr. Antonio Ferreira Mendes de Sousa, abordou o papel da saliva de mosquitos no processo de alimentação sanguínea e na transmissão de patógenos, mostrando de que forma, nas últimas décadas, estudos têm apontado que determinadas proteínas na saliva do mosquito possuem vasodilatador, anticoagulante, inibidores de plaqueta, e favorecem a alimentação sanguínea. Na saliva dos mosquitos estudados, também foram descobertas moléculas que inibem o sistema imune do hospedeiro, ou seja, criam microambiente favorável para a infecção por patógenos e levam ao aumento da severidade de doenças. Tudo isso apenas na saliva dos mosquitos. "Parece tão simples, mas é aquela coisa ‘Nos menores frascos estão os melhores perfumes e os piores venenos”, comentou o professor.

CONGRESSO_ENTOMOLOGIA_02.jpgApresentação da palestra "O Papel da saliva dos mosquitos na hematofagia e transmissão de patógenos"

A terceira palestra, intitulada “Febre do Nilo Ocidental no Piauí”, ministrada pelo Prof. Ms. Marcelo Adriano da Cunha e Silva Vieira, também egresso da UFPI, abordou parte da sua experiência na Fundação Municipal de Saúde ao diagnosticar o primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental no Piauí, apresentando dados demográficos, clínicos e laboratoriais dos casos investigados no estado dentro do período de 2014 e 2018.

CONGRESSO_ENTOMOLOGIA_01.jpgApresentação da palestra "Febre do Nilo Ocidental no Piauí"

A quarta palestra, intitulada “O uso da bactéria Wolbachia como uma ferramenta inovadora no controle das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti – World Mosquito Program”, apresentou estudos do WMP nos quais se usa o próprio mosquito Aedes aegypti para combater a difusão das arboviroses que ele transmite. De acordo com os estudos realizados pelo programa, foi detectado que a Wolbachia é uma bactéria que vive dentro do corpo do mosquito e quando ele pica uma pessoa que tem Dengue ou Chikungunya no seu sangue, por exemplo, o mosquito não se infecta, pois a bactéria impede que o vírus se reproduza, portanto o torna incapaz de transmitir a doença. A partir desta descoberta, o World Mosquito Program está atuando em 12 países, e no Brasil trabalha em 62 bairros do Rio de Janeiro para a redução de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Após as palestras, uma mesa redonda foi formada, na qual os ministrantes responderam perguntas do público. A mesa redonda "Arboviroses e controle do mosquito Aedes aegypti" está dentro da programação do II Congresso de Entomologia do Piauí, que é um evento realizado em parceira com a Universidade Federal do Piauí (UFPI, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).