Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadores Plínio Macêdo (UFPI) e Niéde Guidon (FUMDHAM) são eleitos para Academia Piauiense de Letras

Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 08h30

O Prof. Dr. Plínio da Silva Macêdo, professor titular do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi eleito para ocupar a cadeira nº 3 da Academia Piauiense de Letras (APL). A eleição para as cadeiras de nº 3, 17 e 24 da APL ocorreu na manhã do dia 05 de outubro, na sede, localizada na Avenida Miguel Rosa, Zona Sul de Teresina.

IMG-20191009-WA0006.jpg

Escritor Plínio Macêdo com a esposa, Psicóloga Mariane Macêdo ao centro após a eleição na APL;

da esquerda para direita Acadêmicos da APL Reginaldo Miranda, Homero Castelo Branco, Fonseca Neto, Magno Pires e Dilson Lages

Para o recém-eleito da Cadeira 3, que antes teve como Patrono Joaquim Sampaio Castelo Branco e último ocupante Jesualdo Cavalcanti Barros, o reconhecimento da APL é de extrema importância para sua vida profissional. “Sinto-me honrado pelo reconhecimento da conceituada e histórica APL ao conjunto da minha obra de vida, científica, literária e de Educador de Ensino Superior ao longo desses 27 anos na UFPI, e não menos honrado pela eleição da Pesquisadora Niede Guidon, na Cadeira 24, autêntica conterrânea de São Raimundo Nonato-PI”, externa o professor.

IMG-20191009-WA0005.jpg

Sede da Academia Piauiense de Letras (APL)

Além do Coordenador de Periodontia da UFPI, também foi eleita para ocupar a cadeira nº 24 da APL, a pesquisadora e Presidente Emérita da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Niéde Guidon, que desde a década de 1970 realiza importantes pesquisas científicas na região Sul do Estado do Piauí, município de São Raimundo Nonato. A cadeira teve como Patrono Jonas de Moraes Correia e último ocupante Paulo de Tarso Mello e Freitas.

Por fim, a cadeira nº 17 será ocupada pelo atual presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fecomércio no Piauí, Valdeci Cavalcante. A cadeira teve como Patrono Raimundo de Arêa Leão e último ocupante João Paulo dos Reis Veloso.

Breve produção científica e literária do Escritor e Professor Plínio Macêdo

Doutor em Odontologia-Periodontia pela Universidade de São Paulo-Faculdade de Odontologia de Bauru. É Professor Titular da UFPI. Membro Acadêmico Titular da Cadeira 2 (1º piauiense) da Academia Brasileira de Odontologia-AcBO, sede RJ (2017-). Membro Acadêmico Titular Fundador Cadeira 13(2000-), Diretor Científico (2010-14 e18-) e Vice-Presidente Eleito da Academia Piauiense de Odontologia-APO (2014-17). International Member of American Academy of Periodontology-AAP. Active Member of International Academy of Periodontology-IAP. Membro da União Brasileira de Escritores-UBE-SP. Presidente Fundador e Reeleito da Associação Brasileira de Odontologia-ABO-PI (1987-91). Membro Fundador do Comitê de Ética em Pesquisa-UFPI (1997-2002). Professor Orientador, fundador e do Colegiado do 1º Mestrado do Centro de Ciências da Saúde, em Saúde Coletiva, e Ciências e Saúde da UFPI, tendo formado mais de 30 Mestres (1999-2006).

Como Escritor e Pesquisador o Prof. Dr. Plínio Macêdo é Colaborador de 3 Capítulos do Livro Distâncias Biológicas Periodontais: Princípios para a Reconstrução Periodontal, Estética e Protética, da Editora Artes Médicas, em 2011. Publicou o Livro Médico, Medicina e Humanismo no Sertão, 2011. Co-Autor do Livro Curso de Medicina da UFPI 50 Anos, 2018, e do Livro Apontamentos para a História da Medicina no Piauí, no prelo 2019. Publicou recente 10 Artigos em periódicos especializados, incluindo Lingual Osteoma, Oral Maxillofacial Surgery Cases, 2018; Um Paralelo entre o Médico nas Novelas de Luigi Pirandello e o Médico na Sociedade Brasileira Contemporânea, Rev. Ibero-americana de Bioética, 2019; e  Medicina, Bioética e Literatura: Um Vínculo Atemporal, 3º lugar no Concurso de Artigos Científicos do IX Congresso Brasileiro de Direito Médico-CFM, 2019. Além de 100 Trabalhos em Anais de Eventos no Brasil e no Exterior. Participou de Eventos Internacionais nos Estados Unidos e Europa, como Apresentador de Trabalhos Científicos. Orientou várias Dissertações Mestrado. Participou de Bancas de Mestrado, Doutorado, Concursos na UFPI e USP.

Currículo Lattes.