Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III Colóquio de Filosofia Hermenêutica: linguagem e comunicação

III Colóquio de Filosofia Hermenêutica: linguagem e comunicação

Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 18h06

coloquio hermeneutica-2.jpg

O III Colóquio de Filosofia Hermenêutica: linguagem e comunicação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), começou nesta terça-feira (22). O evento propõe-se a ser um congresso nacional de reflexão e divulgação filosófica de pesquisas relacionadas à filosofia hermenêutica, em âmbito nacional, tendo como base temas filosóficos contemporâneos comuns a diversas áreas do conhecimento e conta com comunicações orais, além de palestras e mesa-redonda.

O tema desta terceira edição "Linguagem e comunicação" pretende promover um amplo intercâmbio com pesquisadores brasileiros de diversos programas de pós-graduação em Filosofia, Comunicação e outras áreas afins. A partir do debate dos trabalhos de pesquisa finalizadas e em andamento, realizados em nível de pós-graduação, em afinidade com o tema desta edição, visa-se também promover aproximações com os cursos de graduação, especialmente em ciências humanas e sociais, assim como os profissionais da educação das mais diversas áreas. Neste sentido, o colóquio tem notadamente três finalidades: 1) contribuir na consolidação da pesquisa interdisciplinar na área de filosofia hermenêutica, vinculadas às mais diversas áreas; 2) divulgar os trabalhos filosóficos e interdisciplinares produzidos nacionalmente, promovendo o intercâmbio entre os pesquisadores da filosofia e também de outras áreas sob a tematização hermenêutica de relação com o mundo da vida; e 3) contribuir com a formação continuada de profissionais da educação e da comunicação. O evento conta com o apoio financeiro da CAPES e da FAPEPI.

coloquio hermeneutica 1020191022173117

Professor José Vanderlei Carneiro

O Prof. Dr. José Vanderlei Carneiro,  professor de Filosofia, lotado no Centro de Educação a Distância e Coordenador do Mestrado de Filosofia, um dos coordenadores do evento, explica sobre o tema desta edição. "Nós temos aqui uma linha de pesquisa no mestrado que trabalha linguagem, conhecimento e mundo que permite a gente trabalhar com viés de produção de ciência e conhecimento que é a hermenêutica. Nesse caso, é a terceira edição, é um evento interdisciplinar, a gente fez o primeiro sobre filosofia e história, o segundo a gente trabalhou com o pessoal da medicina comunitária e o terceiro estamos fazendo uma parceria com a comunicação. Este evento tem um significado de colocar para a comunidade universitária de que o conhecimento é dialógico, está em comunicação, em interação ciom todas as áreas de conhecimento. O que nós queremos através da hermenêutica é dizer que este centro tem uma intercomunicação de objetivo na universidade, de produção de conhecimento que seja útil para a sociedade. Então a hermenêutica na acaba sendo este espaço de provocar, em toda a comunidade universitária, produção de conhecimento em todas as áreas".

coloquio hermeneutica 920191022173315

Professor José Ricardo Barbosa Dias

O Prof. Dr. José Ricardo Barbosa Dias, docente do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, destaca sobre a importância do colóquio. "O evento em sua terceira edição é fundamental para o Departamento, para o Programa, para o curso de Filosofia e para nossa Universidade, porque fortalece uma das áreas mais importantes da Filosofia Contemporânea, que é a hermenêutica filosófica. Representa a esfera continental do pensamento filosófico, representado por autores clássicos da Filosofia. Tem uma importância fundamental na compreensão do nosso mundo contemporâneo, das suas diversidades e multiplicidades de pensamento".

coloquio hermeneutica 1520191022173447

Professor Dr. Celso Braida

O Prof. Dr. Celso Braida, docente da Universidade de Santa Catarina, que trabalha com Filosofia, Linguagem e Hermenêutica, foi convidado para ministrar palestra no colóquio. "O evento é decisivo para a ideia de universidade, seu espaço é de tomar conhecimento de outros saberes, como também de ouvir e aprender", afirmou.

Confira mais fotos