Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI integra pesquisa inédita na América do Sul; estudo vai avaliar saúde metabólica e riscos cardiovasculares em crianças

Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 09h58

saycare20191108162523

O estudo multicêntrico Saycare – South american youth/ child cardiovascular and environmental study, vai observar como está a saúde metabólica e cardiovascular de crianças no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) integra a pesquisa inédita na América do Sul, por meio do grupo coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Leonardo Torres Leal, do Departamento de Biofísica e Fisiologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Serão avaliados fatores como hábitos alimentares, atividade física e qualidade do sono de 700 crianças de escolas públicas e privadas de Teresina, com idades entre 5 e 7 anos.

“Um dos principais motivos dessa pesquisa é que estamos percebendo a nível mundial, mas não temos dados a nível da América do Sul, de como essas crianças se encontram no que diz respeito aos fatores como riscos cardiovasculares e saúde metabólica”, informou o professor Leonardo Torres.

Prof.leonardo20191108162842

Prof. Dr. Franscisco Leonardo Torres Leal

Os dados levantados por meio da pesquisa poderão ser usados para subsidiarem políticas públicas para esse público. “Intervenções nutricionais, níveis de atividade física, e vamos avaliar alguns marcadores como, por exemplo, associados ao metabolismo do ferro, pressão arterial, composição corporal. Teremos um banco de informações de extrema relevância para que a gente possa passar essas informações aos nossos governantes, para que eles possam atuar diretamente onde existe o problema”, destacou.

O estudo envolve estudantes dos cursos de Nutrição e Educação Física da UFPI, e deve ter duração de dois anos.

Confira mais no vídeo:

Captura de Tela 2019 11 08 as 16.57.5220191108165851