Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza II Seminário Nacional de Filosofia, Educação e Pragmatismo com o tema “Educação não é privilégio”

Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 09h38

O II Seminário Nacional de Filosofia, Educação e Pragmatismo (SENFEP) teve início na terça-feira (04), no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE). O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Filosofia da Educação e Pragmatismo da Universidade Federal do Piauí (NEFEP) com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPI), do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE/CCE/UFPI) e do Mestrado Profissional em Filosofia (PPFFILO).

selecao-11.jpgA cerimônia de abertura do II  SENFEP aconteceu no auditório do Centro de Ciência da Educação (CCE)

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Filosofia da Educação e Pragmatismo desenvolve pesquisa na área de Filosofia e ensino e a corrente filosófica Pragmatismo. Em 2017, o Núcleo realizou o Encontro Internacional de Pragmatismo; em 2018, o I Seminário Nacional de Pragmatismo; e esse ano está realizando o II Seminário Nacional.

selecao-5.jpgAlunos apreentam trabalhos no II SENFEP

O eixo temático central do II SINFEP é a contribuição teórica do educador Anísio Teixeira (1900-1971) com a insígnia “Educação não é Privilégio”. A Conferência I: “Educação não é privilégio: a atualidade de Anísio Teixeira” foi ministrada pelo Prof. Dr. João Augusto Rocha (UFBA) e mediada pelo Prof. Me. Antonio Ferreira de S. Sobrinho.

A Profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento, Coordenadora do II SENFEP, professora do Departamento de Fundamentos da Educação e dos Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPI) e Mestrado Profissional em Filosofia (PPFFILO), considera que vivemos em um cenário onde é muito importante a presença de uma universidade que faça a resistência intelectual, acadêmica e filosófica. “Nós estamos trazendo essa inspiração “Educação não é privilégio” e esse filósofo para que a gente possa pensar a educação pública, laica, com liberdade e a universidade como esse espaço da crítica e da liberdade de pensamento”, destacou.

selecao-2.jpgProfa. Edna Maria Magalhães do Nascimento

O Centro de Ciências da Educação (CCE) sedia o evento. Para o Prof. Dr. Luís Carlos Sales, Diretor do CCE, o seminário possui uma importância muito grande para o Centro, porque a educação precisa bastante da Filosofia. “Não é possível fazer educação sem ter os fundamentos e a Filosofia é o principal fundamento da Educação. Realizar eventos como esse permite uma interação entre professor aluno e pesquisadores, o Centro ganha com a participação de convidados, professores e pesquisadores externos à UFPI, e isso permite um intercâmbio, uma troca de informações e de conhecimento. Os alunos ganham, o Centro ganha, todos ganham”.

selecao-7.jpgProf. Dr. Luís Carlos Sales

O evento acontece até amanhã (06), com uma programação que compreende minicursos, apresentação de pôsteres, sessões de comunicação oral, mesas-redondas, conferências e lançamento de livros.