Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Superintendência de Recursos Humanos realiza palestra sobre Reforma da Previdência

Última atualização em Terça, 21 de Janeiro de 2020, 09h02

Ocorreu na última sexta-feira (17), no Auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza, uma palestra sobre a Reforma da Previdência, organizada pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A palestra reuniu organizadores do evento, docentes e servidores técnico-administrativos da UFPI, e visou esclarecer e tirar as principais dúvidas sobre o atual projeto da Reforma da Previdência do Governo Federal que está em pauta, entre outras questões relativas ao tema.

siapeprevidencia 520200117122716

Presente na ocasião, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, ressaltou a importância da realização do evento para a comunidade acadêmica. “A SRH atualmente promove e apoia que os servidores busquem essa atualização das normativas em relação à gestão de pessoas. Hoje, estamos com uma pauta específica que é da Previdência, por conta da aprovação de sua reforma que aconteceu em outubro de 2019. É importante que a Universidade promova essa capacitação a toda comunidade para que se conheça quais foram as alterações, que cuidados deve-se ter ao decidir se aposentar. Então, cabe à Instituição capacitar os seus servidores para terem a devida orientação e possam tomar as decisões com mais tranquilidade e com o mínimo de insegurança jurídica concluir esse ciclo na Universidade”, destaca.

siapeprevidencia 220200117122849

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A palestra foi ministrada pelo consultor de Recursos Humanos Celso Colacci, do Ministério da Economia, que comentou sobre o objetivo da palestra. “O objetivo é apaziguar um pouco o ânimo das pessoas, para saberem que os direitos adquiridos foram mantidos e que existem as regras de transições, essa é a finalidade. O foco aqui são os direitos adquiridos e as duas transições que nós temos”, disse.

siapeprevidencia 2420200117123045

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira e o Consultor de Recursos Humanos, Celso Colacci

O técnico multimídia e servidor da UFPI, Walton Luz, comentou a oportunidade de esclarecer dúvidas na ocasião. “A iniciativa da SRH e da Universidade é muito interessante, pois a Reforma da Previdência está acontecendo e temos muitas leis sendo aprovadas e, muitas vezes essas leis não são discutidas com a comunidade acadêmica. Por vezes essas modificações acontecem e não sabemos bem no que elas vão impactar, tanto para os servidores ativos quanto os que já se aposentaram. Então, essa palestra é importante para sabermos como vai ficar o nosso futuro no que diz respeito à Reforma da Previdência”, afirma.

siapeprevidencia 2220200117123305

Técnico multimídia e servidor da UFPI, Walton Luz