Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de lançamento de edital de Miniusinas de Energia Solar do governo estadual

Última atualização em Terça, 21 de Janeiro de 2020, 09h17

WhatsApp Image 2020 01 21 at 09.00.4520200121090449

Na ultima quarta-feira (16), a Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir Nogueira, e a Diretora do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI, Profa. Dra. Nícia Formiga, participaram do lançamento do edital de licitação do projeto Miniusinas de Energia Solar, do Governo do Estado do Piauí, que aconteceu no Palácio de Karnak, e contou com a presença do Governador Wellington Dias (PT), e órgãos públicos e privados dos diversos setores envolvidos.

WhatsApp Image 2020 01 21 at 09.00.4620200121091222

Segundo a Vice-Reitora, Nadir Nogueira, o edital é de suma importância por apresentar critérios, metas e estratégias de participação das empresas na área de energias limpas, particularmente a fotovoltaica, área em que a UFPI, tem expertise e investido nesse setor. A vice reitora destaca ainda a participação exitosa da UFPI no Prêmio Ideia – Desafio da Sustentabilidade, que foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em 2015. “A UFPI entende e também já vem usufruindo da tecnologia fotovoltaica. Temos o CT como exemplo. Por meio do Prêmio Ideia, investimos em energia solar no centro e hoje todo o bloco do curso de Engenharia Elétrica já é autossuficiente. Isso mostra como essa iniciativa pode também contribuir para a conscientização de toda a comunidade acadêmica e redução de custos em energia.

WhatsApp Image 2020 01 21 at 09.00.46 120200121091321

Para a Diretora do CT, Nícia Formiga, uma das grandes vantagens promovida por essa tecnologia na Universidade é a diminuição dos gastos com energia. “Essa é uma grande vantagem que nós temos. Com a diminuição dos gastos públicos poderemos investir ainda mais em pesquisa na UFPI”, disse.

WhatsApp Image 2020 01 21 at 09.01.3220200121091439

Segundo o Governador Wellington Dias, as instituições de ensino superior terão agora novos desafios junto ao forte crescimento em investimentos as tecnologias renováveis no Estado. “Teremos que buscar, junto a essas instituições formas de qualificar o nosso mercado, não só na capacitação técnica, que já existe de forma eficiente, mas também em novos levantamentos e estudos para novos investimentos”, afirmou.