Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Educação Física participaram XVII Congresso Científico Latino-Americano e XVII Congresso Científico Brasileiro da FIEP

Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 16h00

Academica e Geovana e banca avaliadora20200127153536

No período de 18 a 21 de janeiro de 2020, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que integram o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Física Escolar (GEPEEFE/UFPI/CNPq), participaram do XVII Congresso Científico Latino-Americano e XVII Congresso Científico Brasileiro da FIEP, que nesta edição teve como temática: “O profissional de Educação Física na América Latina”. O Congresso foi uma oportunidade para comunicar o que tem sido feito dentro da UFPI, bem como divulgar o processo de formação alicerçado na ensino-pesquisa-extensão.

Os alunos participaram do evento apresentando trabalhos com temas pertinentes: Discriminação nas aulas de Educação Física: memórias de uma aluna trans; Racismo, preconceito e discriminação no futsal profissional piauiense; O jogo e a brincadeira que inclui: narrativa de aprendizagens; O professor de Educação Física na Educação Infantil; As Abordagens pedagógicas da Educação Física utilizada por professores piauienses; Métodos para o ensino dos esportes utilizados pelos professores piauienses; Formação de professores de Educação Física: narrativas e reflexões; Educação Física escolar pautada na abordagem crítico-superadora: narrativas de aprendizagens.

Para o Prof. Dr. Mesaque Correia, as referidas produções representam importantes conquitas. "São resultados de investigações científicas realizadas no decorrer de 2 anos pelo grupo de estudo. Investigações que tem como objetivo compreender o fazer pedagógico dos professores de Educação Física tanto no processo de formação como atuação profissional", destaca o professor. Ressalta-se, ainda, que todos os trabalhos foram apresentados em formato oral e serão publicados como artigos completos no FIEP BULLETIN nos idiomas (Inglês, Francês, Espanhol e Português) conceito B3.

Os discentes participantes do grupo de estudo compreendem a importância que o evento carrega e os benefícios que o espaço de diálogo traz à formação. Joanna Carvalho reforça que “participar de um evento dessa natureza é de extrema importância para o amadurecimento acadêmico e profissional”, diz. Já Italo Amorim reconhece o momento ideal para trocas de vivências. "É um momento de compartilharmos as nossas experiências e conhecermos outras experiências. Nossa participação no Congresso nos dá a certeza de que estamos caminhando no rumo certo e que apesar de algumas arestas, que precisam ser aparadas, estamos tendo um processo de formação acadêmico galgado na junção da teoria com a prática", frisa o acadêmico.

Congresso estimula e valoriza a produção científica

Participar do evento permitiu que os alunos pudessem comprovar que toda a dedicação e empenho tem valido a pena. Para o acadêmico Lucas Fonseca, estar no Congresso teve um significado especial. "Me fez perceber que nós, acadêmicos da UFPI, somos tão capazes como acadêmicos de qualquer outra universidade do Brasil e que o GEPEEFE desenvolve estudos científicos tão ricos e importantes para a área da Educação Física como os outros grupos de estudo do país". Partilhando do mesmo sentimento, Mário Gomes afirma que a participação no Congresso agrega valores positivos à sua formação. "O evento coloca o aluno frente a outras realidades de formação e a outras formas de compreender o processo de formação do profissional de Educação Física", pontua.

O Congresso também funcionou como importante momento para discutir a formação acadêmica como viés pedagógico, é o que afirma a estudante Geovana da Silva. "Ele reafirma a necessidade de estruturação de processos de formação acadêmica com viés pedagógico, pois o processo de formação de professores de Educação Física, em sua grande maioria, ainda encontra-se ancorado na perspectiva biológica, deixando as questões pedagógicas em segundo plano", finaliza.

Confira fotos:

Academica Geovana20200127153628