Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Nesta quarta (03) aconteceu o webinar 4 do Seminário "Desafios da Docência no Século XXI: processos de ensino-aprendizagem na era tecnológica"
Início do conteúdo da página

Nesta quarta (03) aconteceu o webinar 4 do Seminário "Desafios da Docência no Século XXI: processos de ensino-aprendizagem na era tecnológica"

Imprimir
Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 17h21

Nesta quarta-feira (03) foi realizado o Webinar 4 do Seminário "Desafios da Docência no Século XXI: processos de ensino-aprendizagem na era tecnológica". A programação abordou o tema "Materiais Didáticos e metodologias ativas nas práticas pedagógicas de professores do ensino superior: reflexões sobre o ensino colaborativo" e foi ministrada pela Profª. Drª. Patricia de Oliveira Lucas, professora adjunta do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e coordenadora do Curso de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A abertura do webinar foi realizada pelo Prof. Dr. Luis Felipe Donadio, também do Curso de Letras Estrangeiras.

Webinar 4 abertura.png

Webinar 4 do Seminário "Desafios da Docência no Século XXI: processos de ensino-aprendizagem na era tecnológica" acontece neste quarta (03)

Segundo a Profª. Patricia Oliveira, o tema do webinar é importante e útil para o processo de ensino e aprendizagem, especialmente no momento atual. A coordenadora destaca a necessidade da compreensão correta e completa acerca do que vem a ser um Material Didático (MD), uma vez que muitas pessoas ainda o compreendem de maneira limitada.

“Nesse webinar falo de temas que estudo há bastante tempo e que são uteis e importantes para discutirmos, especialmente no momento atual. Precisamos falar sobre materiais didáticos, o que são, como utilizá-los. Geralmente o que se entende é que se referem apenas a livros, mas um MD é mais que um livro. Ele consiste em toda ferramenta que pode ser utilizada de modo a contribuir e facilitar o aprendizado”, afirma.

Webnar 4 Patricia.png

Profª. Drª. Patricia Oliveira, professora adjunta do CCHL

A professora destaca ainda as diferentes denominações que um Material Didático possui, e que por não serem conhecidas levam a uma compreensão equivocada ou incompleta do que seja. Além disso, se discutiu as especificidades do uso de um MD e foi ressaltado que áreas distintas requerem MD’s específicos, de modo a atender às necessidades do público-alvo. Confira alguns slides transmitidos no webinar:

Slide 2 Webinar 4.png

Slide 1 Webinar 4.png

O webinar contou com 950 telespectadores, que puderem compartilhar suas dúvidas sobre o tema durante a transmissão, as quais foram respondidas e discutidas pela Profª. Patrícia Oliveira.

Fim do conteúdo da página