Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Site do I Congresso Andifes – Realidade e Futuro das Universidades - será lançado nessa quarta-feira (10), às 14h
Início do conteúdo da página

Site do I Congresso Andifes – Realidade e Futuro das Universidades - será lançado nessa quarta-feira (10), às 14h

Imprimir
Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 11h16

congresso andifes20200610110902

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lança nesta quarta-feira (10), o site do I Congresso Andifes – Realidade e Futuro das Universidades, que será realizado nos dias 17 e 18 de junho.

A página reúne todos os links referentes às conferências das 68 universidades federais e, também, dos colégios e fóruns assessores da instituição. O site contém ainda notícias relacionadas ao congresso.

Totalmente virtual, o I Congresso Andifes vai debater os reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis para a retomada das atividades.

“A universidade é um lugar natural de reflexão. Essa é a base da sua autonomia. A capacidade de decidir, deliberar e aprofundar em um estrutura que associa intimamente ensino, pesquisa e extensão”, avalia o presidente da Andifes, reitor João Carlos Salles.

Ao final, ocorre uma conferência com o professor de Ética e Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Roberto Romano.

Você pode acompanhar o lançamento do site ao vivo pelo endereço:

conferenciaweb.rnp.br/webconf/andifes

Hoje, 10 de junho de 2020

Horário: 14h

1º Congresso da Andifes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza, nos dias 17 e 18 de junho, o 1º Congresso da Andifes. Inteiramente virtual, respeitando a orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, o evento terá como tema “Realidade e Futuro da universidade federal”.

O objetivo do congresso é apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. “O Congresso é uma forma de consolidar reflexões e melhorar a qualidade dos desacordos e dos consensos, prezando a palavra e as formas legítimas de argumentação, defendendo a democracia e a universidade pública”, afirma o presidente da Andifes, João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia.

A programação do evento será dividida em três momentos. Na manhã do dia 17, cada universidade promoverá, em formato livre (que poderá ser uma conferência, mesa de debate, apresentação de parecer ou outra modalidade à escolha), uma síntese dos reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis de retomada da normalidade em cada instituição.

Na tarde do dia 17, os colégios e fóruns da associação realizarão debates transversais, centrados em cada uma das dimensões de atuação da Andifes – como extensão, pesquisa, planejamento, gestão, tecnologias da informação, comunicação, assistência estudantil, entre outros.

Por fim, na manhã do dia 18, será apresentada ao pleno da Andifes uma síntese das apresentações e reuniões do dia anterior, com a presença de reitores, pró-reitores e convidados, de modo a considerar a complexidade do momento em face da diversidade de realidades e propostas das universidades.

O Congresso se encerrará com uma conferência do filósofo e professor da Unicamp Roberto Romano sobre as relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro, após a pandemia.

*Com informações da Andifes

Fim do conteúdo da página