Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > GT Sala de Situação do CGC/UFPI divulga nova nota técnica: Reabertura econômica do município de Teresina: o quê e como
Início do conteúdo da página

GT Sala de Situação do CGC/UFPI divulga nova nota técnica: Reabertura econômica do município de Teresina: o quê e como

Imprimir
Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 18h02

Sala de Situação da Universidade Federal do Piauí e Gestão da Pandemia pela Prefeitura Municipal de Teresina

 

O Grupo de Trabalho do Eixo 3 - Sala de situação, parte do Plano de Ação Interinstitucional de Enfrentamento à Covid-19 da UFPI, integrado ao Comitê Gestor de Crise (CGC-UFPI), com representantes de diversas instituições de pesquisa, vem estudando a evolução e os aspectos da pandemia causada por SARS-CoV-2.

 

Paralelamente, a Prefeitura Municipal de Teresina instituiu o Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus (Decreto 19.645/2020), que conta com o suporte das diversas secretarias municipais, inclusive da Secretaria Municipal de Planejamento e da Agenda Teresina 2030, para o levantamento de dados, previsão de cenários e proposição de respostas baseadas em evidências científicas à crise.

 

Destaques da nota:


✔ Neste documento, apresentam-se os resultados preliminares de estudo para flexibilização de 46 setores econômicos baseados em seus respectivos índices de segurança e impacto na economia teresinense.

 

✔ O índice de segurança de reabertura foi baseado no risco das ocupações que compõem cada setor econômico. O risco de cada ocupação se baseia na i) exposição a doenças/agentes infecciosos, ii) frequência de contato com outras pessoas e iii) nível de proximidade física com outras pessoas.

 

✔ Para o indicador de impacto econômico, foi utilizado o Valor Adicionado Bruto estimado para cada setor econômico de Teresina.

 

✔ As 4 faixas de reabertura foram calculadas com base no índice setorial de distanciamento controlado para Teresina (IThe), oriundo de uma relação funcional entre Segurança (Seg) e Impacto econômico (Econ) ponderado por alpha (α), um peso que o gestor atribui ao indicador de saúde.

 

Conheça o documento publicado. LINK


Veja a versão COMPLETA deste documento em PDF. LINK

Fim do conteúdo da página