Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI é aprovado no Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da CAPES

Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2020, 17h47

O projeto intitulado “Desenvolvimento de protótipos de fármacos a partir de antimaláricos para COVID-19: da abordagem bioinformática à molécula alvo na identificação de novos inibidores com potencial antiviral” foi aprovado no Edital nº 11/2020 – Fármacos e Imunologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias. O grupo de pesquisa liderado pela Profa. Dra. Mariana Helena Chaves, do departamento de Química (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi o responsável pelo desenvolvimento do projeto.

De natureza multidisciplinar, o projeto terá como principal objetivo identificar novas moléculas orgânicas com potencial em inibir a atividade viral para o tratamento da doença COVID-19. “Na etapa inicial, por meio de técnicas de bioinformática e modelagem molecular, serão identificadas moléculas candidatas a fármacos contra o vírus SARS-COV-2, a partir de bancos de dados de moléculas que apresentem similaridade estrutural frente aos receptores ativos deste microrganismo, em particular, os receptores retrovirais de multiplicação deste vírus”, explica a Profa. Dra. Mariana Helena Chaves, líder do grupo de pesquisa que desenvolveu o projeto.

DSC00379.jpgProfa. Dra. Mariana Helena Chaves. Foto: Arquivo UFPI

A aprovação do Projeto é muito importante para a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e para a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG). “Esse resultado é muito importante para UFPI e para o Programa de Pós-graduação em Química, tendo em vista ser mais uma ação em busca de solução para a COVID - 19, com destinação de bolsas para o doutorado e pós-doutorado. Logo, envolverá a formação de recursos humanos no combate à essa pandemia que tantas mortes tem causado no mundo”, destaca a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Gomes.

PPGFIL-1620200624151449.jpgProfa. Dra. Regina Gomes. Foto: Arquivo UFPI

Atualmente, de forma bastante acelerada, os grandes centros de pesquisa de todo o mundo estão desenvolvendo esse tipo de estudo. Após essa fase, por meio de síntese e/ou isolamento de plantas, serão obtidas uma ou mais moléculas, denominadas de protótipos moleculares contra COVID-19, para então realizar os ensaios in vitro e confirmação da ação antiviral.

Segundo o pesquisador Prof. Dr. João Sammy Nery de Souza, sub-coordenador deste projeto, “após uma concorrida seleção em nível nacional para aprovação deste projeto, estamos iniciando uma outra corrida, não menos concorrida e árdua, contra a propagação do SARS-COV-2, na busca de uma molécula-alvo que tenha eficácia atividade contra este vírus. Para almejar esse feito, sozinhos, com apenas pesquisadores da UFPI, seria impossível, por isso conseguimos formar uma equipe com pesquisadores de excelência, como o prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos da UNIFAP e o professor catedrático Joaquín Maria Campos Rosa, da Universidad de Granada (Espanha), dentre outros”, pontua.

“As principais contribuições desta equipe de pesquisa serão a produção de um ou mais protótipos moleculares, na geração e divulgação de resultados que podem servir de bases para estudos no tratamento do COVID-19 em nível de molécula alvo”, conclui a Profa. Dra. Mariana Helena Chaves

Em abril deste ano, a (CAPES) lançou três editais como ação voltada ao enfrentamento da COVID-19 e alinhadas a temáticas relacionadas às endemias e epidemias típicas do País. As chamadas públicas constituem parte do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias e foram operacionalizadas por meio dos Editais nº 09/2020 – Epidemias, nº 11/2020 – Fármacos e Imunologia e nº 12/2020 – Telemedicina e Análise de Dados Médicos.

Confira o aqui o Resultado Final do Edital nº 11/2020 – Fármacos e Imunologia.