Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 2ª edição do PELPA promove aperfeiçoamento técnico e artístico

2ª edição do PELPA promove aperfeiçoamento técnico e artístico

Será realizado entre os dias 26 e 30 de agosto, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a 2ª edição do Programa de Extensão: Laboratório de Performance Artística (PELPA). A iniciativa tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e artístico de alto nível, gestão cultural e produção intelectual/científica sobre o que está sendo realizado nos contextos diversos de performance nas áreas da Arte: Música, Dança, Teatro e Artes Visuais.

A 2ª edição do PELPA, intitulada "Conversa Afinada", contará com a participação do maestro e violoncelista alemão, Walter-Michael Vollhardt. O evento se traduz em um encontro em forma de oficinas, master classes, workshops, talkshows e entrevistas de artistas de excelência no cenário nacional e internacional em turnê pelo Brasil. Além dessas atividades, está previsto na programação a apresentação de Vollhardt em um recital de Violoncelo Solo, a ser realizado na quarta-feira (28), no Cine Teatro.

O PELPA é ligado ao Departamento de Música e Artes Visuais (DMA-UFPI) e coordenado pela maestrina Alba Cristina Bomfim. Atualmente, o programa conta com os Projetos: Laboratório de Orquestra (Maestrina Alba Bomfim), Coral Acadêmico da UFPI (Maestrina Alba Bomfim) e Laboratório de Paisagem Sonora (Prof.ª Msc. Juliana Carla Bastos). Além desses projetos, o PELPA é responsável pela realização dos eventos: Brunch Musical, Conversa Afinada e Performa.

Prof.ª Alba Bomfim durante ensaio com alunos

Segundo a coordenadora do PELPA, Alba Bomfim, "o programa busca a capacitação profissional, criação de projetos e espaços, captação e implementação de recursos (logísticos, didático e humanos) para a produção e reprodução cultural, formação de plateia e produção científica sobre a performance artística".

O Programa tem como público-alvo estudantes da área de Artes (Música, Dança, Teatro e Artes Visuais), assim como arte-educadores com atuação formal e informal. A 1ª edição do PELPA ocorreu em março deste ano com apresentação do grupo vocal "Os Cariocas", liderado pelo maestro e compositor, Severino Filho.

Para a maestrina Alba Bomfim, "a realização de um evento como esse é de grande importância para a comunidade acadêmica, porque além de colocar a UFPI como uma das responsáveis em capacitar profissionalmente artistas/músicos piauienses, estimula a formação de plateia para as diversas manifestações artísticas, assim como permite o intercâmbio cultural do Piauí com diversas partes do mundo, disse a coordenadora do evento".

Ainda de acordo com a maestrina, "o PELPA também contempla a reflexão intelectual e produção de material didático sobre o processo da performance como um laboratório, local de oportunidades e químicas diferenciadas conforme a diversidade de perfis dos indivíduos envolvidos, seja ele artista e público, compositor e intérprete, peça e sua interpretação, autor e ator e suas infinitas possibilidades de combinações", finalizou.

Walter-Michael Vollhardt

Nasceu em Heidelberg/Alemanha. Ganhou por três vezes o Concurso Federal da Alemanha "Jugend musiziert" (Jovens Músicos). Em Boston, venceu o concurso "Concerto-Aria", que lhe valeu uma noite de estréia com a Orquestra Sinfônica de Boston, sob a regência de Arthur Fiedler. Desde então apresentou-se, como solista de Cello, com a Orquestra Sinfônica de Berlim, e as filarmônicas nacionais da República Checa e da Romênia. Em 1982, fundou a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Hamburgo. Em 1992, a "Sinfonietta da Alemanha do Sul". Apresentou-se como regente convidado na Suíça, França, Itália, América do Sul e Índia. Desde 2002 é maestro da Orquestra de Ortenau na cidade de Offenburg.

Veja a programação completa do evento