Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Geografia conclui a 15ª Edição do Curso de Extensão intitulado “Caminhos e Diretrizes da Normalização de Trabalhos Acadêmicos”
Início do conteúdo da página

Departamento de Geografia conclui a 15ª Edição do Curso de Extensão intitulado “Caminhos e Diretrizes da Normalização de Trabalhos Acadêmicos”

Imprimir
Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 16h06

A 15ª edição do Curso de Extensão intitulado “Caminhos e Diretrizes da Normalização de Trabalhos Acadêmicos” foi concluída no último dia 18/09, tendo sido iniciado no dia 17, totalizando uma carga horária de 40 horas. A experiência acumulada desse curso já realizado a mais de sete anos demonstra o compromisso do Curso de Geografia com o ensino e a pesquisa na articulação entre a Graduação e a Pós-Graduação. O curso foi coordenado pelos Professores Dr. Antonio Cardoso Façanha e Dra. Bartira Araújo da Silva Viana, com apoio da Coordenação do Cursos de Graduação e do Mestrado em Geografia da UFPI, do Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina. Também contou com a colaboração do Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO/UFPI), sob a presidência do discente Verlando Marques da Silva, assim como dos monitores: Matheus Vinicius de Sousa Santos, Arylson Pereira Alvino, Priscila de Melo Pessoa Oliveira, Lucas Fernandes Freire e Marcos Gomes de Sousa.

foto materia - prof.jpg

Palestrantes

O curso de extensão foi realizado por meio de dez transmissões ao vivo, nas sextas-feiras, e contou com a participação de 12 palestrantes, sendo nove professores doutores (UFPI e IFPI) e três egressos do curso de Geografia da UFPI (Graduação e Mestrado), sendo uma doutora (formada na UNESP e professora da UEMA) e dois doutorandos (UFPE e UFMG) que atualmente são professores do ensino superior na rede pública e privada de Teresina.

foto materia - monitores.jpg

Monitores

O evento teve a participação de 266 estudantes da área de Geografia de cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, assim como contou com a participação de estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento. Ao longo das dez transmissões, a maioria dos participantes eram residentes no estado do Piauí, totalizando 177 pessoas (67%), seguido do Ceará com 68 (26%) pessoas, e do Maranhão com 10 (4%) participantes. Também contou com a presença de pessoas de outros estados nordestinos como Pernambuco, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte, assim como com participantes do Distrito Federal e Mato Grosso (Região Centro-oeste) e de Minas Gerais (Região Sudeste).

Figura  1.jpg

Distribuição espacial dos participantes efetivos por Unidades da Federação no
Curso de Extensão Caminhos e Diretrizes da Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Os objetivos do curso de extensão foram: a) Discutir os procedimentos operacionais referentes aos caminhos e diretrizes da normalização de trabalhos científicos através das orientações da ABNT; b) Discorrer sobre projetos de pesquisa, artigos em periódicos, monografias e dissertações com suas diferenças e semelhanças normativas da ABNT; c) Apresentar orientações para acesso a bases cartográficas em SIG; d) Compreender o processo de elaboração, análise e tratamento de dados coletados na pesquisa científica; e) Apresentar as Geotecnologias e sua aplicação nas diversas áreas da ciência geográfica.

As palestras ministradas encontram-se disponíveis no YOUTUBE do CAGEO/UFPI, nos links a seguir:

17/07/2020 – Prof. Dr. Antonio Cardoso Façanha [UFPI] (TEMA: Metodologia e atitude científica).

Live: https://youtu.be/PERK0TA7ekQ

24/07/2020 – Profa. Dra. Sammya Vanessa Vieira Chaves [IFPI] (TEMA: Estrutura de Trabalhos Acadêmicos: uso da NBR 14724/2011).

Live: https://youtu.be/BdE47FZpoqw

31/07/2020 – Prof. Me. Wesley Pinto Carneiro [UFPI] (TEMA: Artigos Científicos).

Live: https://youtu.be/yyDbTSf2Kc4

07/08/2020 – Profa. Dra. Anna Kelly Moreira da Silva [IFPI] (TEMA: Avaliação de Impacto Ambiental).

Live: https://youtu.be/v60oD9SgN7w

14/08/2020 – Profa. Dra. Andréa Lourdes Monteiro Scabello [UFPI] (Live 1) e Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana [UFPI] (Live 2)

Temas:

Live 1: Metodologias e instrumentos de pesquisa científica: pesquisa qualitativa em Geografia

Live 2: Normas da ABNT para citações e referências).

Live 1 e 2: https://youtu.be/4ZvUtyBSdbo

21/08/2020 – Prof. Dr. Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque [UFPI] (TEMA: Orientações para acesso às Bases Cartográficas).

Live: https://youtu.be/jOVUEVM_6xM

28/08/2020 – Prof. Dr. Raimundo Jucier Sousa de Assis [UFPI] (TEMA: Teoria e Método - as variáveis e as fontes da pesquisa sobre "intensificação urbana" e "expansão geográfica").

Live: https://youtu.be/1J5fp2buMoM

04/09/2020 – Profa. Dra. Mugiany Oliveira Brito Portela [UFPI] (TEMA: Metodologias e Instrumentos de pesquisa científica).

Live: https://youtu.be/OaXBRNfAirA

11/09/2020 – Prof. Dr. Antonio Cardoso Façanha [UFPI] (TEMA: Projeto de pesquisa e produção do conhecimento).

Live: https://youtu.be/9U8XdzRvK0A

18/09/2020 (09:00-11:00) – Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana [UFPI] – Coordenação das lives:TEMA: Socializando dissertações e teses:

Live 1 - Mapeamento geoecológico baseado na Cartografia de Paisagens / Palestrante: Profa. Dra. Liriane Gonçalves Barbosa (UFPI/UNESP).

Live 2 - Análise urbano-regional: possibilidades e desafios / Palestrante: Prof. Doutorando Rodrigo da Silva Rodrigues (UFPI/UFPE).

Live 3: Caminhos metodológicos na pesquisa acadêmica com foco no mestrado e doutorado / Palestrante: Profa. Doutoranda Elayne Cristina Rocha Dias (UFPI/UFMG).

Live 1, 2 e 3: https://youtu.be/CV6uBebp4ms

Fim do conteúdo da página