Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Oficina de coral é realizada durante 2ª edição do Conversa Afinada

Oficina de coral é realizada durante 2ª edição do Conversa Afinada

A oficina de coral ministrada pelo maestro e violoncelista alemão, Walter-Michael Vollhardt, teve início na manhã dessa terça-feira (27), no auditório do Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (DMA/UFPI). A atividade integra a programação da 2ª edição do Conversa Afinada, promovido pelo Programa de Extensão: Laboratório de Performance Artística (PELPA), e acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, das 10h às 12h.

Alunos interagindo com o Maestro Walter-Michael Vollhardt durante a oficina

A iniciativa tem como objetivo a formação de plateia para artes, em especial, para música no Piauí. Segundo a Maestrina Alba Cristina Bomfim, coordenadora do PELPA, promover uma oficina com um profissional de renome e vasta experiência internacional proporciona aos participantes um aprimoramento de seus conhecimentos, o que por sua vez oportuniza a divulgação da música de concerto no Piauí. "A comunidade teresinense é muito receptiva ao que é novo e até mesmo ao que ainda não foi trabalhado de uma maneira sistemática. Então, na universidade temos a oportunidade de fazê-lo, podemos preparar estes futuros profissionais, capacitando-os em alto nível, dando-lhes condições, tendo sempre como objetivo formar uma plateia para música de concerto", disse a maestrina.

A oficina teve, no total, 18 inscritos, alguns ligados a projetos de extensão, Laboratório de Perfomance Artística, Laboratório de Orquestra e Coral Acadêmico, mas nem todos os participantes são pertencentes ao curso de Música da UFPI. A atividade é aberta a toda comunidade, pois outro objetivo da oficina é desmistificar a música de concerto e aproximar o público dessa vertente musical.

Walter-Michael Vollhardt

Nasceu em Heidelberg/Alemanha. Ganhou por três vezes o Concurso Federal da Alemanha "Jugend musiziert" (Jovens Músicos). Em Boston, venceu o concurso "Concerto-Aria", que lhe valeu uma noite de estreia com a Orquestra Sinfônica de Boston, sob a regência de Arthur Fiedler. Desde então apresentou-se, como solista de Cello, com a Orquestra Sinfônica de Berlim, e as filarmônicas nacionais da República Checa e da Romênia. Em 1982, fundou a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Hamburgo. Em 1992, a "Sinfonietta da Alemanha do Sul". Apresentou-se como regente convidado na Suíça, França, Itália, América do Sul e Índia. Desde 2002 é maestro da Orquestra de Ortenau na cidade de Offenburg.

Veja a programação completa do evento