Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HVU da UFPI tem único cemitério para animais da América Latina

HVU da UFPI tem único cemitério para animais da América Latina

A cadelinha Molly conviveu com a família de Waldir Santos por 12 anos. Após uma consulta de rotina no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal do Piauí (HVU/UFPI), os veterinários constataram que a cadelinha da raça Dachshund estava com câncer. O tratamento foi feito no hospital, mas como a doença estava avançada, o animal acabou falecendo. Molly foi enterrada no cemitério Cadelinha Sasha e sempre que a família sente saudades do animal, pode visitar o túmulo.

"A Molly era parte da nossa família, éramos muito apegados a ela e não queríamos simplesmente descartá-la depois que ela morreu. Por isso, gostamos muito da ideia do cemitério para animais. Pelo menos uma vez por mês, visitamos o túmulo de Molly e levamos flores", declarou Waldir Santos.

O cemitério Cadelinha Sasha é um diferencial do HVU da UFPI. Ele ocupa uma área de 1.000 m², sendo o único cemitério público da América Latina voltado exclusivamente para enterro de animais de pequeno porte.

Há dez anos na direção do HVU, o Prof. Dr. João Macedo explicou que o cemitério atende duas necessidades dos criadores de animais domésticos: "A primeira trata-se da questão sanitária, ao definir um local próprio para enterro dos animais, evitando a contaminação do solo por bactérias patológicas. A outra é sentimental, onde proprietários que consideram seus animais como membros da família têm um espaço adequado para sepultá-los", esclareceu o professor.

O Cemitério Cadelinha Sasha integra o complexo do Hospital Veterinário Universitário da UFPI. O HVU foi inaugurado em 09 de setembro de 2003, dia do Médico Veterinário, e atende animais de companhia (cães e gatos), de produção e silvestres, oferecendo serviços como consultas, cirurgias, internação, vacinação, necropsia, exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos.

Segundo o diretor, o Hospital é o único órgão público do Estado a realizar atendimentos de emergência em tempo integral. "As consultas são agendadas e realizadas nos turnos da manhã e da tarde, e a urgência funciona 24 horas. Vale ressaltar que, dependendo de cada caso, após a consulta e avaliação, o animal passa por todos os procedimentos oferecidos pelo HVU", afirmou.

O HVU dispõe de seis salas de cirurgia, Exames Laboratoriais, Exames Radiográficos, Aparelho de Ultrassonografia, Canil e gatil equipados com gaiolas de aço inox, Unidade de Remoção Hospitalar e um posto permanente de vacinação antirrábica com serviço gratuito, que funciona independente das campanhas de vacinação.

"A grande demanda pelos serviços é devido à qualidade do atendimento realizado por professores, médicos veterinários e residentes. Este ano começará uma reforma para a ampliação do Hospital Veterinário devido à procura intensa pelo estabelecimento. Aqui, são realizadas 26 consultas por dia", declarou o diretor.

Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macedo

Exames laboratoriais

Dentre os exames laboratoriais, destaca-se o de diagnóstico do Calazar (Leishmaniose visceral). O laboratório de Doenças Parasitárias/LASAN/HVU é o único no Estado a realizar três tipos de exames: pesquisa direta do parasita por meio de cultura através do aspirado medular, linfonodos e o de pele, bem como testes sorológicos indicados pelo Ministério da Saúde. Os exames realizados garantem melhor precisão no diagnóstico da doença. O laboratório é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ivete Lopes de Mendonça.

O Laboratório de Patologia Animal do HVU também é o único no Estado a realizar necropsia diagnóstica em animais de todas as espécies, fornecendo laudos e atestado de óbito.
Dentre os serviços especializados oferecidos pelo HVU aos animais, estão as terapias por acupuntura e fisioterapia veterinária, além de atendimento em cardiologia, oftalmologia, dermatologia, neurologia, ortopedia e o atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres.

Os Profissionais

Profissionais das seguintes especialidades trabalham no HVU: Clínica Médica Cirúrgica de Cães e Gatos, Clínica Médica Cirúrgica de Equinos, Clínica Médica Cirúrgica de Ruminantes, Diagnóstico por Imagem, Patologia Clínica Veterinária, Patologia Animal, Doenças Parasitárias em Animais Domésticos, Anestesiologia Veterinária, Oftalmologia Veterinária, Dermatologia Veterinária, Clínica de Pequenos Animais, Cirurgia de Pequenos Animais, Clínica de Grandes Animais, Cirurgia de Grandes Animais e Reprodução Animal.

Procedimento cirúrgico em animal de pequeno porte é uma das especialidades do HVU

Unidade de remoção hospitalar

O HVU conta com uma unidade de remoção hospitalar, sendo o primeiro hospital veterinário de Instituição de Ensino Superior Federal do país equipado com esse tipo de transporte. A condução de animais é feita exclusivamente com o acompanhamento do proprietário.

Informações sobre atendimento e utilização da unidade de remoção hospitalar: o agendamento é feito pelos telefones (86) 3215-5538 e (86) 3215-5537 ou na recepção do Hospital Veterinário (localizado no Centro de Ciências Agrárias da UFPI).