Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa desenvolvida na UFPI é finalista em prêmio nacional de Farmácia

Pesquisa desenvolvida na UFPI é finalista em prêmio nacional de Farmácia

Pesquisa desenvolvida por alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí é finalista do 1° Prêmio Glenmark de Excelência em Farmácia Oncológica. Com o título "Adesão e não-adesão a hormonioterapia de pacientes submetidos a tireoidectomia total com diagnóstico de câncer de tireóide", o trabalho é o único representante da região norte-nordeste entre os seis finalistas selecionados para o prêmio.

O objetivo da pesquisa foi investigar os fatores relacionados à adesão dos pacientes que utilizam a reposição hormonal pós procedimento cirúrgico, atendidos em um hospital referência em oncologia na cidade de Teresina - PI. Os resultados da pesquisa subsidiarão ações para o aumento da efetividade do tratamento e o desenvolvimento de estratégias multidisciplinares que melhorem a qualidade de vida do público envolvido.

A pesquisa foi desenvolvida pelos farmacêuticos egressos da UFPI Viviane Ribeiro, Kayo Figueiredo, Elaine Teixeira e pela professora do Departamento de Farmácia Dayanna Pessoa. O projeto foi coordenado pelo professor André Luis Menezes de Carvalho.

"A realização do trabalho, para mim, gerou uma satisfação pessoal, pois resultou de um caso de câncer tireoidiano na família, e profissional, pelo aprimoramento de um olhar mais sensível ao paciente, impactando diretamente no meu desempenho como Farmacêutica. Agradeço a todos que contribuíram para o desenvolvimento da monografia e a UFPI pela formação acadêmica", disse Viviane Ribeiro, egressa do curso de Farmácia da UFPI.

Para o coordenador da pesquisa, Profº. André Luís, estar entre os seis trabalhos finalistas é um grande feito. "Este resultado sinaliza que as pesquisas realizadas na área estão em sintonia com centros de excelência no Brasil e nos motiva a maiores investigações na área de Farmácia Oncológica no estado do Piauí. O prêmio vem coroar e reconhecer o trabalho, a dedicação e a capacidade de nossos discentes e docentes, além de evidenciar o grande potencial do curso de Farmácia da UFPI", declarou.

O resultado final do concurso será divulgado no 6º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, que acontece no período de 20 a 22 de abril, em Brasília.