Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão promove parto normal e nascimento saudável

Projeto de extensão promove parto normal e nascimento saudável

Há situações em que ter alguém ao lado em que se possa confiar, faz toda a diferença. Para a gestante, por exemplo, a presença de uma pessoa que lhe transmite segurança tranquiliza-a na hora do parto.

Inspiradas nas políticas do Programa de Humanização do Parto e Nascimento, do Ministério da Saúde, professoras do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Piauí, desenvolvem, desde 2011, o projeto de extensão "Promoção do parto e nascimento saudável".

"A partir do momento que a mulher tem apoio, que é assistida com todas as condições necessárias, ela fica tranquila e o parto acontece da forma mais natural possível", afirma a coordenadora do Projeto, Lucimar Ramos, professora do Departamento de Enfermagem da UFPI.

O Projeto é realizado no Centro Obstétrico da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina-PI, e tem como público alvo parturientes (mulheres em trabalho de parto) e os neonatos (recém-nascidos). O objetivo principal é contribuir para a promoção do parto e nascimento saudáveis e a prevenção da morbimortalidade materna e perinatal.

Uma equipe multiprofissional composta por médicos da área obstétrica e neonatal, enfermeiras-obstetras e generalistas, técnicos de enfermagem e alunos do 7º período de Enfermagem, acompanha a parturiente no pré-parto, parto e pós-parto.

"O parto normal deve ser conduzido pela própria mulher. Nós damos auxílio; auscultamos o bebê e orientamos sobre o uso das tecnologias para o alívio da dor", explica Lucimar Ramos.  Entre as técnicas para alívio da dor estão a deambulação, o agachamento, o banho de água morna, a massagem, entre outras.

Prof.ª Lucimar Ramos orienta parturiente na realização de exercício para alívio da dor

A equipe estimula o contato pele a pele, da mãe com o bebê, nos 30 primeiros minutos após o parto

"No pós-parto, prestamos os cuidados, auxiliamos o ato de amamentar, orientamos sobre os cuidados que a mãe deve ter com ela e com o recém-nascido. Na enfermaria, fazemos uma visita à mãe e entregamos folder explicativo com orientações sobre cuidados com o recém-nascido", explica a professora Lucimar Ramos.

O parto humanizado é uma assistência prestada à mulher e ao neonato que não consiste apenas em realizar procedimentos técnicos robotizados durante todo o processo parturitivo, mas procurando preservar o direito das mulheres serem protagonistas do seu parto; participando da decisão dos procedimentos a serem realizados e de ter ao seu lado a presença do acompanhante. E assim, garantir segurança e confiança suficientes para um trabalho de parto rápido, eficaz e sem muitas intervenções.

O projeto "Promoção do parto e nascimento saudável" é viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX - UFPI), por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão, que dá suporte com material de consumo e bolsistas.

Equipe Multiprofissional

A integração das enfermarias obstetras e dos discentes do projeto com a equipe de funcionários da maternidade motiva os membros da equipe a tentarem fazer a diferença e mostrar que às vezes uma simples frase como "vai dar tudo certo" pode mudar o rumo de uma vida.

No primeiro ano de execução do projeto foram realizados treinamento sobre a humanização do parto e nascimento para 80% da equipe de saúde do Centro Obstétrico Superior (COS), estimulado a utilização das camas de PPP (trabalho de parto, parto e puerpério) por ocasião do parto.

BOLSISTAS DO PROJETO

São quatro bolsistas de enfermagem, que se revezam nos turnos manhã, tarde e noite (plantões de 12 horas e nos finais de semana).

"Em um momento onde se misturam várias sensações, como dor, ansiedade, alegria e estresse, me sinto bem útil e contente em poder ajudar as gestantes, proporcionando-as um parto mais normal possível e humanizado. No final, o sentimento que fica é de satisfação de poder estar ajudando as parturientes e realizando a arte do cuidar.", declarou um dos alunos que participam do Projeto.

PROJETO: Promoção de um Parto e Nascimento Saudável

Coordenadora: Profª. Lucimar Ramos - Docente do Departamento de Enfermeira (CCS/UFPI)

Sub-Coordenadora: Profª. Marisa Cerqueira Gayoso - Docente do Departamento de Medicina (médica pediatra)

Quantidade de bolsistas: 04