Página inicial > A UFPar > Parnaiba > Procurador-chefe da Procuradoria Federal na UFDPar toma posse

Procurador-chefe da Procuradoria Federal na UFDPar toma posse

Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 12h58
Na tarde desta segunda-feira (18/07), o reitor Alexandro Marinho, deu posse a João Vinícius Brito da Silva, que se tornou o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A solenidade de posse, foi realizada no salão da Reitoria com a presença de representantes de várias instâncias da administração da Universidade.

Marinho destacou a importância da Procuradoria para o pleno exercício da gestão da Universidade: “… a implantação da procuradoria Federal na UFDPar representa um grande passo no sentido da nossa autonomia e agilidade na contratação dos serviços de mão de obra, equipamentos e materiais de consumo diversos, e todos os serviços que demandam da execução do orçamento da UFDPar. Além de qualquer consultoria jurídica para assuntos de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da Universidade “, afirmou.

A Procuradoria Federal é órgão de execução da Advocacia-Geral da União. O procurador-chefe da Procuradoria Federal na UFDPar é, portanto, um servidor da AGU, mobilizado para trabalhar no assessoramento jurídico e na consultoria junto à universidade, que é uma autarquia. Toda autarquia federal – como as agências reguladoras, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), as universidades federais etc. – conta com uma procuradoria federal. O trabalho do procurador-chefe na UFDPar ocorre tanto em uma vertente cotidiana – presta assessoramento em reuniões etc. –quanto na foma de consultoria jurídica formal, por meio do processamento de autos administrativos.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
registrado em: