Atribuições e Competências

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Última atualização em Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 12h57

Das atribuições e competências da DAA

São atribuições e competências da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA):

I – exercer a coordenação geral dos assuntos de administração e registro acadêmicos da UFPI;

II – coordenar as atividades dos órgãos subordinados: Divisão de Programação e Matrícula (DPM/DAA) e da Divisão de Controle Acadêmico (DCA/DAA); e dos serviços diretamente vinculados às divisões: Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE/DPM/DAA) e do Serviço de Registro de Diplomas e Certificados (SRDC/DCA/DAA);

III – supervisionar as atividades relacionadas aos registros dos alunos ingressantes através dos processos seletivos coordenados pela Coordenadoria de Seleções e Programas Especiais (CSPE) e Pró-reitoras relacionadas;

IV – propor os calendários acadêmicos institucionais;

V – planejar, organizar e executar as atividades relacionadas ao atendimento ao público interno e externo, sobre as demandas de registro acadêmico da UFPI.

São atribuições e competências da Divisão de Programação e Matrícula (DPM/DAA)

I – planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas aos calendários acadêmicos, à oferta de componentes curriculares e à matrícula curricular na UFPI;

II – monitorar o funcionamento do sistema acadêmico eletrônico, em articulação com a Superintendência de Tecnologia de Informação (STI);

III – processar os registros de matrícula institucional e curricular, articular a admissão do registro do aluno ingressante junto aos setores institucionais competentes;

IV – processar os registros de cancelamento, trancamento e desistência dos discentes;

V – organizar listagens de discentes para processos de eleição.

VI – organizar e executar os registros oriundos de processos seletivos de ingresso discente na UFPI, junto aos setores institucionais competentes;

VII – planejar, organizar e executar, em articulação com as secretarias administrativas dos Centros e Campi e as atividades relacionadas à matrícula institucional do aluno;

VIII – atendimento ao publico interno e externo a UFPI sobre as demandas do setor.

A DPM/DAA também gerencia o Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE/DAA), responsável por:

I – organizar e executar as atividades relacionadas ao atendimento estudantil e ao público externo junto a DAA;

II – colher orientações e esclarecimentos junto aos setores da DAA/UFPI, e Pró-Reitorias, Coordenadorias, Unidades Acadêmicas ou Administrativas da UFPI, quando for o caso, para atendimento as demandas do SAE/DAA.

São atribuições e competências da Divisão de Controle Acadêmico (DCA/DAA)

I - planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas ao processamento do registro de informações acadêmicas no diário de classe e no histórico escolar, como ENADE, retificações de notas e dados pessoais, aproveitamento de estudos, entre outros;

II – cuidar da instrução processual relacionada à situação acadêmica do aluno, conforme o caso;

III – gerenciar relatórios para a colação de grau (relatório dos alunos aptos para a colação de grau) e para a concessão da láurea universitária;

IV – articular com o SRDC/DAA a organização do registro acadêmico dos discentes em processos de diplomas.

V – atendimento ao público interno e externo a UFPI sobre as demandas do setor.

A DCA/DAA também gerencia o Serviço de Diploma e Certificação (SRDC/DAA), responsável por:

I - planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas à expedição de certidões e diplomas e ao registro de diplomas de discentes da UFPI;

II – expedir e registrar diploma de láurea universitária, quando aprovados pelas instâncias competentes da UFPI;

III – planejar, coordenar e executar atividades relacionadas ao registro de diploma expedido por outra instituição de ensino superior, nos termos de convênio firmado com a UFPI;

IV – registrar a revalidação de título de graduação, expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior, quando aprovados pelas instâncias competentes da UFPI;

V – atendimento ao publico interno e externo a UFPI sobre as demandas do setor.

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