Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Calendário de Reuniões > Picos > Picos - UFPI > Campus Senador Helvídio Nunes de Barros
Início do conteúdo da página

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Imprimir
Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 15h08

      Campus de Picos

       O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), sediado à Rua Cícero Duarte, n. 905, Bairro do Junco, em Picos (PI), foi criado no ano de 1982 com 5 (cinco) Cursos de Licenciatura Curta (duração de dois anos), a saber: Ciências de 1º grau, Estudos Sociais de 1º Grau, Letras de 1º Grau, Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Pedagogia com Habilitação em Administração. Em 1984 é autorizada a plenificação (duração de quatro anos) dos cursos de Pedagogia/Supervisão e Pedagogia/Administração, bem como a criação dos cursos de Licenciatura Plena em Letras e Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Magistério. Todavia, a inexistência de documentação que comprovasse juridicamente a criação do Campus, a falta de espaço apropriado para as atividades acadêmicas, além do baixo índice de aprovação nos vestibulares fizeram com o mesmo fosse fechado, por unanimidade de votos no Conselho Universitário da UFPI, em 25 de junho de 1987.

        Quatro anos depois, em 10 de junho de 1991, é autorizado a reabertura do Campus com apenas 2 (dois) cursos de Licenciatura Plena: Letras e Pedagogia- Habilitação em Magistério. Em 2006, após a adesão da UFPI ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades - REUNI, foram implantados mais 7 (sete) novos cursos (Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem, História, Matemática, Nutrição, Sistemas de Informação) e no ano de 2013 foi instituído o Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza- LEDOC, totalizando em 10 (dez) modalidades de graduação. Convém lembrar que, data de 2006 a oficialidade da criação do Campus antes denominado Campus do Junco, doravante passou a ser chamado de Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB).

        No ano de 2016 foi criado o Curso de Medicina que, por intermédio do Programa do Governo Federal denominado “Mais Médicos”, resolveu ampliar os Cursos de Medicina pelo país, e por meio dessa ação nosso Campus foi contemplado, inicialmente, ofertando 30 vagas anuais para candidatos inscritos e habilitados por meio do ENEM/SISU. Tal programa contempla a reestruturação do sistema de formação de médicos, e a interiorização dos cursos de Medicina através das Universidades Federais do País, principalmente. 

        Atualmente, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros contabiliza o número de 11 (onze) Cursos de Graduação, sendo 6 (seis) Licenciaturas: Ciências Biológicas, Educação do Campo/Ciências da Natureza, História, Letras, Pedagogia e Matemática; e 5 (cinco) Bacharelados: Administração, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Sistemas de Informação. Desta feita, o CSHNB assume o responsabilidade social de formar cidadãos, estimular o desenvolvimento regional, a produção e a disseminação de conhecimentos nas diversas áreas das ciências, das culturas e das tecnologias.

PDU do CSHNB 

Endereço: Rua Cícero Duarte, nº 905 - Bairro Junco - Picos/PI - CEP: 64.607-670

 

Mapa: 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página