Página inicial > Formulários/ Requerimentos > Parnaiba > Laboratório de Botânica

Laboratório de Botânica

O Laboratório de Botânica é um Laboratório Didático utilizado nas aulas das disciplinas de Botânica e relacionadas à mesma e também no desenvolvimento de Pesquisas na área. Atualmente o espaço conta com a Técnica em Biologia, Laíza Nayara Bezerra Braga, e em sua infraestrutura com 06 bancadas, microscópios, lupas, etc. e tem capacidade para cerca de 40 alunos. Este Laboratório é utilizado no desenvolvimento de pesquisas que resultam em produções científicas (Artigos, TCC's) sob a orientação dos Professores Dr. Jesus Rodrigues Lemos, Dra. Maria Helena Alves e Dra. Ivanilza Moreira de Andrade.

Utilizado para realização de aulas práticas, Monitorias, Cursos, Mini cursos, atividades de PIBID, pesquisa científica e reservas para elaboração e apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Biologia. Funciona nos turnos manhã, tarde e noite, sendo realizadas atividades práticas de ensino das disciplinas de Fisiologia vegetal, Morfologia e anatomia vegetal; Taxonomia e Fanerógamas, Botânica criptogâmica e Micologia e Ficologia.

Técnica responsável: Laíza Nayara Bezerra Braga Furtado.

Professor Dr. Jesus Rodrigues Lemos desenvolve Pesquisa na área de Botânica, com ênfase em Florística e Fitossociologia da vegetação de caatinga e Fitogeografia do semi-árido brasileiro.
Professora Dra. Maria Helenas Alves desenvolve Pesquisa na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Micoses, Zygomycetes, Macrofungos, Ficologia, Briófita e Ensino na Educação.
Professora Dra. Ivanilza Moreira de Andrade desenvolve Pesquisa na área de Botânica, com ênfase em Sistemática Vegetal, com os seguintes temas: Taxonomia de fanerógamas, Araceae, morfometria, variabilidade genética e arquitetura caulinar.

Principais projetos cadastrados:
Perfil antibacteriano e genético de plantas medicinais utilizadas na cidade de caxingó, Piauí, como subsídios para assistência farmacêutica.

Coordenador (a): Prof.a Dra. Ivanilza Moreira de Andrade
Vigência: jul/2016 a dez/2018
Data do cadastro: 21/07/2016
Cadastro: CMRV - 016/2016

Flora de Parnaíba, Piauí, Brasil: diversidade, etnobotânica e conservação.
Coordenador (a): Prof.a Dra. Ivanilza Moreira de Andrade
Vigência: jul/2016 a dez/2018
Data do cadastro: 21/07/2016
Cadastro: CMRV - 017/2016

Flora, fitogeografia, etnobotânica e aspectos ecológicos de municípios da microrregião litoral piauiense.
Coordenador (a): Prof. Dr. Jesus Rodrigues Lemos
Vigência: 06/2015 a ago/2019 [Prorrogada de 2017, processo 1783/2016-62]
Cadastro: CMRV – 027/2015

Cultivo de um fungo comestível Volvariella volvacea (Bull. ex . Fr.) Sing. e aspectos bioquímicos.
Coordenador (a): Profa. Dra. Maria Helena Alves
Vigência: 06/2015 a jul/2017 [Prorrogada de
2016, processo 18889/2016-66]
Cadastro: CMRV – 028/2015

Estudo florístico e de variabilidade genética e morfológica de espécies da Mesorregião Norte do Piauí, Brasil.
Responsável: Ivanilza Moreira de Andrade
Vigência: março/2014 a ago/2019 [Prorrogada de dez/2016, processo 1786/2016-04]
Cadastro: CMRV – 030/2014
Data de Cadastro: 09/06/2014

As atividades destes Projetos são também desenvolvidas em campo e em outros laboratórios, como o "Laboratório de Células e Moléculas".
Os alunos participantes destes Projetos são sazonais, ou seja, à medida que concluem suas pesquisas, novos alunos ingressam nos Projetos.

Google Fotos

registrado em: