Turma de Educação Física do Polo de Batalha participa de aula prática no Laboratório de Anatomia da UFDPar

Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 15h28

WhatsApp Image 2023 03 14 at 11.49.11 copy

Com o intuito de ampliar os conhecimentos teóricos trabalhados durante o período intensivo de aulas, os alunos do curso de Educação Física do Parfor/UFPI, do Polo de Batalha, participaram de aula prática no Laboratório de Anatomia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba, no último sábado, dia 11 de março.

WhatsApp Image 2023 03 14 at 11.49.13

Coordenador do Polo, professor da disciplina e alunos reunidos no Laboratório

“Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de manipular peças anatômicas do acervo da UFDPar, relacionando os assuntos teóricos morfofuncionais e práticos”, explica o Prof. Marcelo Filgueiras, que ministra a disciplina Anatomia Geral, destacando, ainda, a participação de alunos da Liga Acadêmica de Anatomia Humana do Delta do Parnaíba, que contribuíram com as aulas e fizeram importantes exposições sobre os temas abordados.

WhatsApp Image 2023 03 14 at 11.49.14

Aula contou com participação dos alunos da Liga Acadêmica de Anatomia Humana do Delta do Parnaíba

Para a cursista Larissa Cruz, os conhecimentos anatômicos adquiridos durante a aula no Laboratório são necessários para as diversas áreas que compõem a Educação Física. “A atividade teve a intenção de nos fazer compreender um pouco mais sobre a prática de Anatomia Humana e a parte da Biologia voltada para o estudo da forma e estrutura do nosso corpo, mostrando todo o funcionamento do organismo e de todos nossos sistemas. Tanto para o profissional que atua nas escolas, como para os treinadores, o conteúdo trabalhado na aula externa contribui para a melhor compreensão das sequências motoras executadas durante a prática dos esportes. Portanto, foi uma atividade que nos proporcionou grande aprendizado, pois conhecendo corpo e mente atuaremos de maneira mais segura e humanizada”, afirma.

WhatsApp Image 2023 03 14 at 11.56.04

Larissa Cruz durante aula no Laboratório

As aulas no laboratório favorecem a integração dos alunos e o estudo em equipe possibilita um entendimento maior do que é visto na teoria, avalia o professor Milton Pereira, Coordenador do Polo de Batalha. “Os materiais e equipamentos do laboratório permitem que os alunos visualizem estruturas fundamentais normais e anormais do corpo humano, que são essenciais no processo de aprendizado. O que os alunos veem nos livros ou fotos, às vezes, não corresponde ao que vemos aqui. No laboratório temos uma visão mais ampla e real. O entendimento é muito maior quando se tem a possibilidade de ver e tocar as peças e não apenas ouvir falar sobre os órgãos. A aula contribuiu para os alunos conhecerem na prática conceitos importantes trabalhados na disciplina. Todos os alunos saíram satisfeitos com a experiência que eles tiveram”.

WhatsApp Image 2023 03 14 at 11.49.10

O Coordenador do curso de Educação Física, Prof. João Gustavo Claudino, reitera a importância da infraestrutura institucional para o processo de formação dos cursistas. "Escutar dos nossos alunos que este foi um dos melhores dias das suas vidas, já diz muito. A formação em Educação Física é complexa e exige uma infraestrutura robusta da Instituição, e pudemos ver um pouco desta demanda na aula prática realizada no Laboratório de Anatomia da UFDPar. Felizmente o aluno Parfor/UFPI conta com essa infraestrutura para sua formação".

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, destaca que o Programa costuma apoiar esse tipo de iniciativa, mediante planejamento cuidadoso, dada a sua importância para assegurar a unidade entre teoria e prática, dimensões inseparáveis do processo de aprender a ensinar.