Conheça o manipulador mecânico desenvolvido por alunos da Engenharia Elétrica e Mecânica

Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 18h01

Você já imaginou manipular objetos sem contato físico? Essa é a proposta do manipulador robótico do projeto de iniciação científica coordenado pelo professor José Maria do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí.

1678557503216.JPG

Manipulador robótico é inspirado em braço robótico do tipo SCARA (Foto: Stéphanie Beatriz)

Caracterizado por ter 5 graus de liberdade e possuir uma pinça para pegar e manipular objetos, o manipulador robótico, que foi desenvolvido no laboratório de controle e automação do curso de Engenharia Elétrica, foi inspirado em um braço do tipo SCARA de Erilson Barbosa, ex-professor do curso de Engenharia Mecânica da UFPI.

Através disso o professor doutor José Maria, em 2019, decidiu dar início a um projeto de iniciação científica para construção de uma réplica do manipulador mecânico e isso ocorreria com ajuda dos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Semelhante aos manipuladores usados na indústria automobilística e de montagem, o braço robótico produzido na UFPI é usado especificamente para fins didáticos e, até hoje, oito alunos contribuíram para que o material fosse produzido.

Por ser de caráter multidisciplinar, as possibilidades de uso se ampliam para diversas áreas. “O programa reuniu a parte de elétrica, eletrônica, construção, desenho e controle para aperfeiçoar o projeto inicial. É um trabalho coletivo que contribui para o aprendizado dos estudantes”, afirmou o professor José Maria.

1678557503349.JPG

Professor Doutor do curso de Engenharia Elétrica, José Maria (Foto: Stéphanie Beatriz)

Dentro do ambiente acadêmico, o a construção do projeto foi além, já que Victor Eduardo, aluno do curso de Engenharia Elétrica, decidiu produzir seu trabalho de conclusão de curso baseado no braço robótico. Ele conta que a iniciação científica foi o ponta pé inicial para que a paixão pela robótica e cultura maker se transformasse em um TCC. “Foi uma experiência muito rica. Durante o projeto eu consegui desenvolver várias habilidades (soft skills) e conhecimentos (hard skills) novos que foram úteis inclusive na minha vida profissional, dentre elas eu posso destacar as áreas da Mecânica, Computação e Ciência dos Materiais. Também aprendi a ser mais resiliente e organizado com os meus objetivos”,

Victor também conta que a felicidade de obter êxito no projeto e na programação do manipulador traz um sentimento de gratidão. “Consegui capturar sinergias entre meus relatórios de iniciação científica, os artigos que publicamos e o meu TCC. Assim pude realizar o trabalho de forma completa e fechar um ciclo de aprendizagem”, finalizou.

registrado em: ,