Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

LEDOC

Imprimir
Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h48

OS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAIUÍ

Atualmente a Universidade Federal do Piauí (UFPI) conta com quatro cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) distribuídos nos campi da IES, quais sejam: Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) em Teresina, no qual o curso Ledoc está vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE); no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) em Floriano; no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) em Picos e; no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) em Bom Jesus. Informações detalhadas sobre cada curso podem ser acessadas na Plataforma e-mec

Cada curso oferta 120 vagas anuais, sendo dois ingressos por ano. O ingresso ocorre via processo seletivo específico organizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE).

Os cursos LEDOC da Universidade Federal do Piauí estão voltados para a formação de professores para atuarem em escolas do campo. São consideradas escolas do campo, de acordo com o Decreto Presidencial n° 7352, de 4 de novembro de 2010, aquelas que atendem predominantemente os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural. 

Podem candidatar-se aqueles que ainda não possuem formação em nível superior e que sejam vinculados às práticas produtivas e sociais do campo: os residentes em áreas rurais, os participantes de movimentos sociais (bem como de associações, cooperativas e sindicatos de camponeses), e os alunos oriundos de Escolas Técnicas, Agrotécnicas, Escolas Famílias Agrícolas, Casas Familiares Rurais, Escolas de Assentamentos e demais escolas rurais. 

Os cursos estão organizados em regime de alternância e apoiam-se em duas dimensões formativas integradas: o tempo-universidade e o tempo-comunidade. As atividades de cada dimensão formativa são realizadas de acordo com o calendário acadêmico vigente.

Durante encontros sistemáticos ao longo do tempo-universidade, os alunos têm aulas e estudam através de atividades planejadas pelo professor. As atividades que configuram a dimensão tempo-comunidade são realizadas entre os tempos-universidade, de modo a desenvolver no aluno a análise e a apreensão crítica do contexto social em que ele próprio está inserido. Ao término das duas etapas realiza-se o Seminário Integrador, no qual os alunos socializam o conhecimento obtido durante o tempo-universidade e colocado em prática durante o tempo-comunidade. 

Os cursos LEDOC de Teresina, Picos e Floriano proporcionam a formação do egresso na área de Ciências da Natureza. Já o curso LEDOC em Bom Jesus proporciona a formação do egresso na área de Ciências Humanas e Sociais.

 

TERESINA

Página da Coordenação https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?lc=pt_BR&id=6389380

Corpo docente: https://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/departamento/professores.jsf?id=936

e-mail:

 

FLORIANO

Página do curso https://ufpi.br/pt-pt/educacao-do-campo-floriano

Página da Coordenação https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=6389446&lc=pt_BR

Corpo docente: https://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/departamento/professores.jsf?id=933

e-mail:

 

PICOS

Página da Coordenação https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=6389457&lc=pt_BR

Corpo docente: https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/departamento/professores.jsf?id=934

e-mail:

 

BOM JESUS

Página da Coordenação https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=6389441&lc=pt_BR

Corpo docente: https://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/departamento/professores.jsf?id=935

e-mail:  

Fim do conteúdo da página