HU-UFPI recebe governador para apresentar estrutura de atendimento a pacientes
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu nesta sexta-feira (27), o Governador do estado do Piauí, Wellington Dias, e o representante da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), para apresentar a estrutura que será utilizada no atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, o novo coronavírus. Participaram da visita outras autoridades estaduais e municipais da área de saúde pública.
A equipe visitou diversos setores do hospital, que se estruturou para prestar assistência adequada a pacientes suspeitos ou confirmados. Para segurança dos colaboradores do hospital e dos pacientes, foi definida a área física na qual serão assistidos os pacientes, com sinalização das mesmas. Inicialmente, serão disponibilizados nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, ressalta que toda a equipe do HU-UFPI está em preparação desde o início do ano, com capacitação e aquisição de equipamentos necessários. “Nós já havíamos antecipado a possibilidade disso ocorrer desde o início da infecção ainda na Ásia. Então, começamos a fazer novas aquisições antecipadamente, relacionadas a equipamentos de uso individual para os empregados, material médico hospitalar, farmacológico e ventiladores mecânicos para que atendessem essa demanda de pacientes com insuficiência respiratória no Hospital Universitário”, explica.
Superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente
Durante a visita ao hospital, o governador Wellington Dias reforçou a importância do HU para estratégia integrada no enfrentamento do novo coronavírus. “Essa parceria permite uma integração muito necessária entre o município de Teresina, o governo do estado e o governo federal, através do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Aqui, nós estamos ganhando para o Piauí mais leitos de UTI e mais leitos clínicos, além de uma equipe altamente preparada”, ressalta.
Governador Wellington Dias
Para o presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, o Hospital Universitário tem uma estrutura moderna e que tem dado respostas importantes para a população. “Nesse momento, esta estrutura pode ser usada para que a população tenha uma boa assistência, os pacientes um bom atendimento. É uma contribuição significativa para que a gente saia, ao final dessa crise, com menos problemas possíveis, com capacidade de atendimento suficiente”, disse.
Teleconsultoria - O HU-UFPI também atuará com ações de teleconsultoria no enfrentamento à Covid-19. Sob a responsabilidade da Unidade de Telessaúde do Hospital, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), serão disponibilizados serviços de teleconsultoria aos profissionais de saúde do SUS no Piauí, em atendimentos a pacientes ambulatoriais ou internados, inclusive em UTIs.
Veja mais fotos da visita: