Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Rede de Estudantes Ibero-americanos realizará hoje (9) a I Conferência Virtual para Estudantes e Profissionais de Enfermagem

Última atualização em Sábado, 09 de Mai de 2020, 10h40

08B4DA01 36B9 4D96 9F22 2673BA29CF1320200509103752
Ampliar as discussões sobre a pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), com a troca de conhecimentos sobre a doença,  é a proposta da diretoria da Rede de Estudantes Ibero-americanos (RIIENFA) ao promover hoje (9), a partir das 16h (horário de Brasília), a I Conferência Virtual para Estudantes e Profissionais de Enfermagem. O encontro será conduzido pelo enfermeiro Kevin Rojas (El Salvador), que está na linha frente no que diz respeito ao combate à doença no seu país.

A Profa. Dra. Maria Tyrrell é uma das assessoras da RED e lotada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela destaca que  o objetivo do encontro virtual é intercambiar reflexões e informações sobre a pandemia. "A promoção deste encontro se deve à Diretoria da RED, que assim cumpre com seu plano de ação para 2020,  homenageando o bicentenário de Florence Nightingale fundadora da profissão de Enfermagem moderna. Sua importância se deve a manter a continuidade do diálogo entre estudantes e intercambiar saberes e práticas na era da Covid-19", enfatiza a professora.

O momento será construído para o compartilhamento de informações sobre o cuidado com os pacientes acometidos pela doença. Agostinho Araújo, aluno de Enfermagem na UFPI e um dos secretários da RED, reconhece que existe uma crescente busca por informações relacionadas à pandemia. "Nesse sentido, a utilização de videoconferência configura-se como meio de aproximar-se não apenas de estudantes e profissionais da área da saúde, mas também da população, como forma de globalizar informações. Dessa forma, é possível retirar dúvidas e esclarecer informações em tempo real", frisa.

Ele ainda explica que que a RED é composta por membros do Brasil, Chile, Panamá, El Salvador e Portugal, o que garante a comunicação entre os estudantes de enfermagem da região Ibero-América. "Por meio dessa organização, podemos compartilhar opiniões e objetivos, assim como expor as particularidades da saúde pública de seu respectivo país. Com isso, buscamos valorizar nossa arte do cuidar, a enfermagem, e assim mostrar sua importância para a saúde mundial. Nos futuros encontros, planejamos abordar a saúde mental, em vista que essa torna-se essencial durante a atual situação", ressalta Agostinho.

Os próximos encontros ainda não têm data marcada, mas já estão inclusos no plano de ação da RED. "Já constam reuniões desde a Diretoria, que está integrada por paises como Brasil, Chile e Portugal, por exemplo", conta a Profa. Tyrrell. Ela ainda acrescenta que esse formato on-line de diálogo "favorecerá o preparo do VII Encontro da Rede em 2021 em Granada, na Espanha", informa.

Além da Profa. Dra. Maria Tyrrell, a  Assessoria Internacional da RED também conta com a Profa. Dra. Elba de Isaza, da Universidade de Panamá.