Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Propostas de Professores da UFPI são aprovadas no edital “Projeto emergencial pandemia de covid-19” do Governo do Estado do Piauí
Início do conteúdo da página

Propostas de Professores da UFPI são aprovadas no edital “Projeto emergencial pandemia de covid-19” do Governo do Estado do Piauí

Imprimir
Última atualização em Quarta, 13 de Mai de 2020, 17h25

Com o objetivo de contribuir para a rápida implementação de soluções de monitoramento, análise e recomendações frente à pandemia de covid-19, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI realizou uma Chamada Pública para convidar a comunidade acadêmica piauiense a apresentar propostas, em caráter emergencial,  para rápida implementação diante da Pandemia de covid-19 no Estado do Piauí.

Os temas de interesse das pesquisas eram: o desenvolvimento de testes diagnósticos clínicos sensíveis, específicos, rápidos e de custo competitivo para COVID-19; desenvolvimento de ventiladores pulmonares portáteis de baixo custo; desenvolvimento de produtos antivirais ou outros produtos que possam servir como terapia de apoio, ou para diagnóstico e prevenção da doença; levantamento de dados estatísticos para  mapear territórios piauienses  quanto ao número de diagnósticos e separados por faixa etária, por gênero,  por ocupação por profissionais  da saúde e elaboração de manuais de segurança do trabalho que possam auxiliar empresas públicas e privadas quanto a medidas de prevenção e combate a covid-19.

Professores de todos os campi da Universidade Federal do Piauí tiveram êxito na aprovação das suas propostas. Entre os projetos aprovados encontra-se o título: “Estratégias de combate a Covid-19 nos municípios piauienses a pesquisa” proposto pelo Prof. Dr. Vítor Sandes, em parceria com a Profa. Dra. Olivia Peres, ambos professores do Curso de Ciências Política da UFPI.  

vitor sandes.jpegProf. Dr. Vítor Sandes. Foto: arquivo COORDCOM/UFPI.

A ideia dos professores nesse projeto era fazer uma análise das decisões dos gestores municipais, prefeitos e secretários de saúde, por meio dos decretos e portarias divulgados por todos os municípios do Piauí. “A gente ia fazer um levantamento, montar uma base de dados a partir desse levantamento dos decretos e disponibilizá-los publicamente. E analisar também, ver se essas medidas tinham e têm relação com as particularidades socioeconômicas dos municípios e verificando também em que medida elas visam atender questões particulares dos municípios em relação a infraestrutura de saúde.” destaca o Prof. Dr. Vitor Sandes.

Outras propostas de docentes da UFPI também obtiveram êxito na avaliação e foram aprovadas. Confira a seguir a lista de todos projetos de professores da UFPI que foram selecionados pelo edital “Projeto emergencial pandemia de covid-19” da FAPEPI.

Campus Teresina:

Adaptação de um ventilador mecânico para a assistência simultânea de múltiplos pacientes infectados com a covid-19 - Otacílio da Mota Almeida.

Manual Multiprofissional de Segurança do Trabalho em época de COVID-19: uma de prevenção e combate à pandemia - João Marcelo de Castro e Sousa.

Mapeamento epidemiológico da infecção pelo SARS-CoV2 em territórios piauiense - Telma Maria Evangelista de Araújo.

Desenvolvimento de testes diagnósticos clínicos sensíveis, específicos, rápidos e de custo competitivo para COVID-19 - Janildo Lopes Magalhães.

Retomada das atividades economicas em meio a pandemia covid-19: Estratégias de segurança - Maria das Graças Freire de Medeiros Carvalho.

Estratégias de combate a Covid-19 nos municípios piauienses - Vítor Eduardo Veras de Sandes Freitas.

INFOSEG-COVID-19: Manual de segurança do trabalho na prevenção e combate ao COVID-19 - Marcelo Barbosa Furtini.

Toxicidade de fármacos em fase emergencial de reposicionamento terapêutico para tratamento ou prevenção da síndrome respiratória aguda grave - Paulo Michel Pinheiro Ferreira.

Desenvolvimento de filtros nanoestruturados à base de biopolímeros e polímeros recicláveis como equipamento de proteção individual contra a COVID-19 - Anderson de Oliveira Lobo.

Reposicionamento de fármacos antimaláricos para COVID-19: abordagens de bioinformática na identificação de novos inibidores com potencial atividade antiviral - João Sammy Nery de Souza.

Desenvolvimento de imunossensores eletroquímicos portáteis de baixo custo para testes rápidos voltados ao diagnóstico da COVID-19 no ponto de atendimento (point-of-care) - Everson Thiago S. G. da Silva.

Covid-19: modulação intracelular da calmodulina pela melatonina e o desfecho sobre a expressão e manutenção da eca-2 em células tipo 2 do epitélio alveolar - Guilherme Barroso Langoni de Freitas.

Desenvolvimento de um Teste Rápido em Látex para detecção de COVID-19 - Adalberto Socorro da Silva.

Desenvolvimento de EPI´s via manufatura aditiva como alternativa de prevenção ao Covid-19 - Tatianny Soares Alves.

Protect Care: Desenvolvimento de EPI a base de óxidos e polissacarídeos naturais - Josy Anteveli Osajima Furtini.

Desenvolvimento de um novo álcool em gel antisséptico para prevenção ao coronavírus – uma alternativa a escassez do Carbopol - Edson Cavalcanti da Silva Filho.

Desenvolvimento de um software para o mapeamento dos profissionais da saúde com o diagnóstico para COVD19, nos territórios piauienses - Lis Cardoso Marinho Medeiros. 

Potencial antiviral e estudo do mecanismo de ação de extratos de plantas medicinais do cerrado brasileiro sobre o novo coronavírus - Dalton Dittz Junior.

Perfil sorológico para Covid-19 de idosos institucionalizados em Teresina-Piauí e fatores associados - Fernando José Guedes da Silva Júnior.

Desenvolvimento de Respiradores PVP Automatizados e Escaláveis - Fábio Rocha Barbosa.

Campus Picos:

Mapa da COVID-19: Uma Ferramenta Computacional para Ciência dos Dados - Antonio Oseas de Carvalho Filho.

Construção e validação de manual de segurança do trabalho para prevenção e combate à covid-19 - Francisco Gilberto Fernandes Pereira.

Busca de biomarcadores prognósticos para manejo de pacientes com a síndrome respiratória aguda grave 2 (sars-cov-2) - Felipe Cavalcanti Carneiro da Silva.

Campus Floriano:

Análise Espacial e Estatística por meio de SIG de Casos de infectados da COVID-19 nos municípios da microrregião de Floriano-PI - Rondenelly Brandão da Silva.

Campus Bom Jesus:

Manual para prevenção e promoção da saúde de trabalhadores de transporte urbano e rodoviário na pandemia de covid19 - Khelyane Mesquita de Carvalho.

UFDpar Parnaíba:

Elaboração de protocolos para desinfecção massiva de baixo custo para ambientes públicos e privados de grande circulação de pessoas: Experiência da UFDPAR - Fábio José Nascimento Motta.

Website sobre saúde e segurança do trabalho para empresas públicas e privadas quanto às medidas de prevenção e combate à COVID-19 - Lorena Sousa Soares.

ÁREA 19: Promovendo a saúde do trabalhador frente à pandemia do COVID-19 - Francisco Jander de Sousa Nogueira.

Detecção molecular de SARS-CoV2, em pacientes sintomáticos de Covid-19, e sua caracterização por inferências filogenéticas - Gustavo Portela Ferreira.

Estudo da interação entre a espícula do SARS-CoV-2 e a mucosa intestinal: parâmetros secretórios, contráteis, inflamatórios e integridade epitelial - Lucas Antonio Duarte Nicolau.

Confira também o resultado final com todos as propostas aprovadas pela FAPEPI.

Fim do conteúdo da página