Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Segunda webconferência “Ciência UFPI: desafios covid-19” aborda o tema “Tratamento de covid-19”
Início do conteúdo da página

Segunda webconferência “Ciência UFPI: desafios covid-19” aborda o tema “Tratamento de covid-19”

Imprimir
Última atualização em Sábado, 16 de Mai de 2020, 12h53

Na tarde desta sexta-feira (15), aconteceu a segunda webconferência “Ciência UFPI: desafios Covid-19”, com o tema “Tratamento do covid-19”. A conferência foi mediada pelo Dr. Carlos H. N. Costa, infectologista, professor titular de doenças infecciosas e parasitárias da UFPI e doutor em ciência para Harvard University. Cerca de 200 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pelo Youtube.

O objetivo da webconferência é levar informações cientificas sobre a covid-19 para profissionais da saúde, jornalistas e o público em geral. O tema foi discutido pelos conferencistas: Kelson Nobre Veras, Mestre em Infectologia, Coordenador Nacional do curso AMIB "Infecções no Paciente Crítico", Intensivista Diarista do HUT; Bruno Ribeiro, Especialista em Medicina Intensiva (AMIB) e Nefrologia (SBN) e Coordenador da Câmara Técnica de Medicina Intensiva do CRM-PI e Marcelo Luiz Floriano Melo Martins, egresso do curso Medicina pela Universidade Federal do Piauí (2001), Especialista em Clínica Médica, Terapia Intensiva e Cardiologia pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP.

WhatsApp Image 2020-05-15 at 10.16.25.jpeg             

A webconferência foi iniciada pelo Prof. Dr. Carlos H. N. Costa que fez uma breve introdução do surgimento da covid-19 e explanou sobre a construção dos protocolos usados no tratamento da doença pelos médicos. Marcelo Luiz Floriano Melo Martins deu continuidade a explanação abordando os medicamentos usados para o tratamento da covid-19 e a sua respectiva eficácia.

O terceiro conferencista a dar continuidade ao tema foi o Me. Kelson Nobre Veras que expos os processos de intubação, quando eles devem acontecer e como deve ser feito o seu monitoramento. Em seguida, Bruno Ribeiro encerrou a exposição dos tópicos relacionados ao tema explicando sobre os tratamentos para casos mais graves da doença e que apresentam a insuficiência renal.

Após a explanação do tema a webconferência ficou aberta para as perguntas da audiência que podiam envia-las no chat da transmissão ao vivo pelo canal da Superintendência de Comunicação Social da UFPI no Youtube.

As webconferências são uma inciativa da equipe do Plano Interinstitucional de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apoio do Comitê Gestor de Crise (CGC) e da Administração Superior e estão acontecendo por meio da plataforma RNP e transmitidas ao vivo nos canais de comunicação da UFPI no youtube às quartas e sextas-feiras, das 16h00 às 18h00.

Fim do conteúdo da página