Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > “Ética no Jornalismo, Pandemia e Fake News” é o tema do diálogo do NUJOC Checagem desta terça-feira (09)

Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 11h27

8221f9b4-ff4f-4f2d-b94c-8f770f2f4904.jpeg

O NUJOC Checagem realiza o diálogo “Ética no Jornalismo, Pandemia e Fake News” nesta terça-feira (09) a partir das 19h com a participação do Prof. Dr. Rogério Christofoletti (UFSC). O bate-papo, que terá mediação do Prof. Dr. Márcio da Silva Granez (UFPI), poderá ser acompanhado pela sala do zoom, por meio do link https://is.gd/DialogosdeChecagem

Em sua fala, o Prof. Dr. Rogério Christofoletti destaca a importância de iniciativas como o NUJOC Checagem, responsáveis por verificar fake news e combater a desinformação transmitida em grande escala, por meios das plataformas de comunicação. “Penso que iniciativas de checagem de fatos sempre são bem-vindas. Elas são limitadas, é verdade, porque nenhuma equipe consegue dar conta e checar todas as notícias que são publicadas; o volume é incrível! Apesar disso, as agências e ações de fact-checking têm um caráter simbólico, de frente que ataca o problema, e um caráter pedagógico, que ensina a sociedade a ser mais crítica em relação às notícias”, pontuou.

O pesquisador ainda indica o que irá discutir dentro da live “Ética no Jornalismo, Pandemia e Fake News”. “Pretendo abordar o tema da desinformação como um problema ético para o jornalismo, e um fenômeno que acaba comprometendo um direito do cidadão comum, o direito de ser informado”, afirmou.

Com graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), o Professor Rogério Christofoletti é atualmente docente do departamento de Jornalismo da Universidade de Santa Catarina e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da mesma instituição (PPGJOR/UFSC). “Pesquiso ética no jornalismo há mais de vinte anos, e meus atuais temas estão relacionados à transparência na mídia e a sua capacidade de prestar contas ao público”, esclareceu.

O bate-papo ainda contará com a mediação do Prof. Dr. Márcio Granez que atualmente cumpre estágio de pós-doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Piauí na linha de pesquisa Processos e Práticas do Jornalismo. O pesquisador é graduado em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem mestrado em Letras e doutorado em Comunicação pela UFSM. Graduado em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisador na área de gêneros textuais, autoria, webjornalismo e redação jornalística.

O NUJOC Checagem é uma iniciativa idealizada pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo e desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC-UFPI). Lançada ao fim do mês de março do presente ano, o Projeto reúne professores, alunos, ex-alunos e jornalistas vinculados ao grupo de pesquisa.

A primeira live Diálogos de Checagem foi promovida no dia 21 de maio, e teve como convidado o Prof. Dr. Igor Sacramento, pesquisador da FioCruz- RJ. Acontecendo de forma semanal, o último bate-papo teve por tema “Jornalismo Científico x Fake News” com condução da Profa. Dra. Tattiana Teixeira (UFSC) e mediação da Profa. Dra. Juliana Teixeira (UFPI).