Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Professores e alunos de Enfermagem/CCS lançam coletânea com orientações sobre saúde da mulher em tempos de covid-19

Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 15h52

Com o objetivo de informar e orientar as mulheres sobre cuidados relacionados à covid-19, professores e alunos da disciplina Saúde da Mulher, a partir do 6º período do curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), elaboraram uma coletânea de 05 cartilhas que compõe a série: “Orientações sobre saúde da mulher em tempos de covid-19”, contendo unidades temáticas diferentes.

A primeira apresenta como tema “Saúde Sexual e Reprodutiva em tempos de COVID-19”; a segunda “Pré-natal em tempos de COVID-19”, a terceira “Trabalho de parte e parto em tempos de COVID-19”, a quarta “Puerpério em tempos de COVID-19”, e a quinta cartilha trata sobre “Amamentação em tempos de COVID-19”.

Professora Lívia Carvalho Pereira UFPI20200923152044

“Essas cartilhas surgiram a partir de uma reflexão dos professores da Saúde da Mulher, que trabalham nessa área da enfermagem na Universidade Federal do Piauí, que após a instituição do ensino remoto, durante a pandemia, sentimos a necessidade de prestar esses cuidados, orientações e serviços, mantendo sempre o compromisso da universidade e da sociedade acadêmica para a população em geral”, destaca a Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Lívia Carvalho Pereira.

O Brasil concentra quase 80% das mortes de gestantes e puérperas por covid-19 no mundo. Diante disso essa coletânea pode ser utilizada no sentindo de fortalecer o acesso dessas mulheres a serviços de saúde, e tem o objetivo de minimizar os efeitos dessa pandemia na população em especial as mulheres.

Além de atender ao público de mulheres em idade fértil, mulheres em as mais diversas faixas etária e também gestantes e puérperas, os cuidados e orientações prestados nas cartilhas, são de extrema importância para a sociedade de uma forma geral, e também para os profissionais da área de Saúde da Mulher, que podem utilizar esse material informativo para o auxilio de orientações de educação e saúde.

A Professora Lívia Carvalho Pereira ressalta, ainda, a produção do material, que se deu por meio de reuniões de forma remota, para discutir os aspectos que necessitariam estar presentes nas cartilhas. “Tivemos várias reuniões e desenvolvemos esse trabalho totalmente de forma remota, pesquisando em fontes seguras, em manuais do Ministério da Saúde, e também em publicações internacionais com orientações e cuidados relacionados à mulher e a pandemia de covid-19.” Explica.

Matéria cartilhas prof. Lívia SCS Gráfica UFPI20200923152044

A produção do material aconteceu toda online, por meio de reuniões remotas

O desenvolvimento das cartilhas contou com o apoio e supervisão técnica da Superintendência de Comunicação Social da UFPI, por meio da Gráfica Universitária e de alunos bolsistas do setor, que planejaram e executaram o projeto gráfico, criação, diagramação e ilustrações exclusivas para o projeto. “Um trabalho que é uma força tarefa coletiva, de vários setores, e de várias instancias da universidade que vem se consolidar, mostrar para a sociedade, dar esse retorno, esse compromisso que nos temos para com a sociedade, e a população de uma maneira geral” explica a Professora Lívia Carvalho Pereira.

Vinculado ao projeto de extensão “Educação em Saúde como estratégia para uma atenção integral à Saúde da Mulher” a coletânea está disponível para o acesso nos links abaixo. Também pode ser acessada no instagram do projeto de extensão @extensao_covid19.