Docentes da LEdoC/CCE/UFPI publicam livro sobre educação escolar em tempos de pandemia com financiamento da FAPEPI

Imprimir
Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 09h40

Ledoc e book20201001093706

As docentes Dra. Raimunda Alves Melo e Dra. Keylla Rejane Almeida Melo, vinculadas ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em colaboração com a docente Me. Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira Barros, da Rede Estadual de Educação do Estado do Piauí e da Rede Municipal de Educação de Castelo do Piauí, publicaram o livro intitulado “Projeto Escola e Família - Conexão pela Educação: desafios e possibilidades da educação escolar em tempos de pandemia”. A obra é resultado de ações de extensão vinculadas ao projeto “Em busca de extensionistas para o enfrentamento do coronavírus”, proposto pela UFPI, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC).

A Profa. Keylla destaca que as ações cadastradas pelas docentes autoras do livro têm como objetivo assessorar a gestão institucional de Secretarias Municipais de Educação na (re)organização da política educacional para a implementação do ensino remoto, "assim como orientar o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, a mobilização das famílias, a formação de professores, a assistência aos educandos, entre outras. As ações estão sendo desenvolvidas em três municípios piauienses, que aderiram à proposta: Buriti dos Montes, Novo Santo Antônio e São Miguel do Tapuio. No entanto, o livro apresenta a experiência vivenciada no município de Buriti dos Montes", pontua.

Pela sua relevância no contexto atual de pandemia causada pelo novo coronavírus, no qual a educação escolar apresenta-se como um desafio posto à sociedade em geral, "o livro foi submetido à apreciação da FAPEPI, por meio do edital 003/2020, sendo aprovada e financiada a sua publicação por este órgão estadual de amparo à pesquisa", finaliza a professora.