Página inicial > Pesquisa > Pesquisadores > Parfor > Últimas Notícias - Parfor > Cursistas de Geografia do Polo de Luzilândia realizam atividade prática de campo no Planalto Cearense da Ibiapaba

Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 11h58

Professores cursistas de Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade federal do Piauí (UFPI) do Polo de Luzilândia realizaram nos dias (13 e 14), atividade prática de campo em passeio ao Planalto Cearense da Ibiapaba.

A atividade foi organizada e executada pela professora formadora Cláudia Sabóia em conformidade com o planejamento da disciplina de Geografia do Nordeste e contou com a colaboração do professor Raimundo Lenilde.

A aula de campo está inserida no plano de trabalho intitulado “Redescobrindo o Nordeste a partir de seus aspectos históricos, culturais, sociais e ambientais”.

A professora Cláudia Sabóia explica que o destino escolhido foi o planalto cuestiforme da bacia sedimentar do Piauí, uma área de relevante interesse do ponto de vista geográfico, notadamente no que se refere à geologia e a geomorfologia e destaca os seguintes aspectos:

“O relevo da área visitada favorece a ocorrência dos chamados brejos de altitude do Nordeste brasileiro. A existência destes brejos está associada à ocorrência de planaltos a exemplo do planalto cuestiforme da Ibiapaba, onde as chuvas orográficas garantem níveis de precipitação superiores a 1200 mm/ano”.

“As condições privilegiadas dos brejos de altitude favorece atividades como as lavouras temporárias, de hortaliças, mandioca, milho e feijão e a plantação de flores, a exemplo da fazenda São Benedito localizada no município de Tianguá, local visitado pela expedição de campo realizada”.

“O planalto da Ibiapaba destaca-se para além do potencial econômico, pelo potencial turístico dado a beleza cênica e ainda pelo potencial didático, constituindo-se um verdadeiro laboratório para atividades de práticas de campo. Ressalta-se a importância destes brejos de altitude do ponto de vista da conservação da biodiversidade dos mesmos”.

Ricas em cultura, história e encantos naturais as cidades de Viçosa, Tianguá e Ubajara formaram o cenário perfeito para os professores cursistas de Geografia do Parfor/UFPI, além do clima frio e um povo hospitaleiro com costumes diferenciados que são atrativos da região.

O cursista Samuel Sousa representando a turma de Geografia enfatizou a importância da experiência adquirida na atividade de campo: “Foi de grande relevância e riqueza de conhecimentos, pois passamos a conhecer mais e pessoalmente sobre o relevo de planalto da região Nordeste, com foco no estado do Ceará. Para nós foi uma experiência riquíssima onde tivemos a oportunidade de associar a prática à teoria que aprendemos na disciplina Geografia do Nordeste”.

Segundo a professora Bartira Viana, Coordenadora do Curso de Geografia do Parfor/UFPI, o trabalho de campo realizado em ambientes naturais e culturais permite um contato direto do professor-cursista com lugares de grande potencial paisagístico, sendo possível realizar análises e reflexões acerca dos aspectos fiscos, sociais, econômicos e culturais, fazendo com que o estudante realize leituras complexas e analíticas da paisagem.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, ressaltou a importância desse tipo de atividade nos cursos de formação de professores no âmbito do Parfor: “A ideia central que permeia os cursos do Parfor na UFPI é a de superação da perspectiva tradicional de formação de professores em favor de uma proposta crítica que dialoga com os princípios de uma prática educativa emancipadora. Em consonância com a perspectiva crítica emancipatória de formação docente, o projeto formativo do Parfor/UFPI aponta como um dos princípios norteadores de todo o processo formativo a indissociabilidade entre o fazer e o saber, o planejamento e ação, a teoria e a prática”. Por isso, apoiamos iniciativas como a da professora Cláudia Sabóia.

Pontos visitados pelos professores cursistas

Lago Pedro II – Viçosa (CE)

Confira mais fotos

Casa dos Licores - Viçosa (CE)