Turma de Geografia do Polo de Batalha realiza atividade prática no centro da cidade

Imprimir
Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 09h14

 

A turma do curso de Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI do Polo de Batalha realizou nesta terça-feira (17), aula de campo no centro do município.

A atividade externa produzida na disciplina Fundamentos Históricos e Legais da Educação Brasileira, ministrada pela professora Ioshua Costa Guedes, teve como principal objetivo verificar conceitos, significados, objetos e fontes de estudo e sua importância para a formação do educador, além de dispositivos da legislação educacional.

A professora formadora explicou que o município de Batalha tem a origem do seu nome devido a lutas travadas entre colonizadores portugueses e indígenas. “Lutas essas que se prolongaram até o completo desalojamento dos índios. Em meados do século XVIII, começaram a ser povoadas as terras por onde se estende o município de Batalha, um dos mais antigos do Estado do Piauí. Com o crescimento da população e melhorias no povoado, em 1794 iniciou-se a construção da igreja matriz tendo São Gonçalo como padroeiro. Em divisão administrativa referente ano de 1933, Batalha figura como distrito no município de Barras do Marataoan, entretanto em 1938, foi emancipado”.

(Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/batalha/historico).

 

 

De acordo com Ioshua Costa Guedes “Tendo as discussões em sala de aula relacionadas à ocupação dos portugueses no Brasil e no Piauí, bem como tendo conhecimento sobre avanços e retrocessos na educação, percebe-se que a institucionalização do ensino ocorreu de forma tardia e lenta, desconsiderando a maior parcela da população. Nesse sentido, no encerramento da disciplina e seus últimos debates em sala de aula buscou-se representar os conhecimentos adquiridos deslocando-se ao centro do município a fim de realizar os registros do empenho e dedicação da turma na disciplina”.