Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Pesquisadores > UNASUS > Últimas Notícias - UNASUS > Encerramento do Fórum de Mortalidade Materna em Parnaíba (FORMMAPI)
Início do conteúdo da página

Encerramento do Fórum de Mortalidade Materna em Parnaíba (FORMMAPI)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 09h21

Nesta sexta-feira (26), aconteceu o encerramento do Fórum para a Redução da Mortalidade Materna no Piauí (FORMMAPI). O evento teve a participação de coordenadores e representantes das instituições e secretárias de saúde do Piauí. 

WhatsApp_Image_2021-11-29_at_09.18.57.jpeg

representantes das secretarias do munícipio da planície litorânea

Após a abertura a programação seguiu com a participação de representantes das secretarias do munícipio da planície litorânea.

WhatsApp_Image_2021-11-29_at_09.19.22.jpeg

Auzeni Moura Fé

Auzeni Moura Fé, destacou que o evento foi de extrema importância, " É um mesa sobre a mortalidade materna. Nessa macroregião do litoral ocorreram sete óbitos maternos, agora em 2021. E ainda esse ano no estado ao todo ocorreram 49 óbitos maternos desses 19 foram por covid-19, dados de até o dia 22 de novembro. Existe uma resolução para o estado para a redução da mortalidade materna, no plano existe uma meta para redução em torno de 4,3% por ano. Com a pandemia esses números de mortes aumentou, acho importante que esse evento aconteça agora e se repita em todo estado. Precisamos refletir o que podemos fazer para diminuir essas mortalidades com propostas concretas e conturibuir para redução dessas mortes em todo o Piauí.

As representantes de Parnaiba, Viviene dos Santos, enfremeira e Coordenadora da Vigilância em Saúde e Emanuelle da Silva, Coordenadora de Sáude da Mulher no município, apresentaram uma palestra sobre " A situação epidemiológica de mortalidade materna  no município de Parnaíba", onde retarataram as mortes nos hospitais do local, fizeram um balanço dos óbitos. 

 WhatsApp_Image_2021-11-26_at_18.28.36.jpeg

Participantes do evento 

Bremem de Múcio (Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS) falou um pouco sobre as intervenções antes e durante a gravidez. “A promoção de cuidados pré-concepcionais especialmente em mulheres com comorbidade garantem que as mulheres não sejam expostas a gravidez até que estejam em melhores condições de saúde”.

O Assessor Regional em Saúde Materna explica ainda que a consulta pré-concepcional pode ser dividida em vários componentes: avaliação do risco, monitoramento das doenças crônicas, etc. "Demostra o beneficio que evita a mortalidade de grávidas. É preciso de educação em saúde que continuem para evitar esse tipo de risco. O apoio da família também é essencial para essas mulheres, assim como melhorar o atendimento nos centros de saúde".

Verônica Abdala (BIREME/OPAS/OMS), explicou sobre o mapa de evidências produto que busca a sistematização de informações. “O mapa de evidências é uma ferramenta de sistematizar e reunir toda a evidência possível para uma temática e sistematizar de um jeito para facilitar o seu uso. É um jeito de apresentar a melhor evidência possível é diferente de uma revisão sistemática, esta geralmente traz um tema bem especifico e o mapa pode ser um pouco mais abrangente, pela forma transparente e com critérios, possui muitas características de uma revisão sistemática, mas é diferente. Ao utilizar o AMSTAR que faz uma seleção criteriosa e rígida, o mapa traz um nível de confiança bem grande e de qualidade superior", explica.

 WhatsApp_Image_2021-11-26_at_16.46.09.jpeg

 Lis Marinho Medeiros(UFPI)

A professora Lis Marinho falou a respeito de ações que podem ser também eficazes para evitar a mortalidade materna. “A reflexão do fórum é exatamente isso, o que não deu certo e como fazer dar certo, a próxima etapa do fórum é fazermos estabelecer encima de todas essas informações que nós absorvemos até aqui e pensarmos em ações concretas, ações que sabemos que são importantes. Existe a capacidade da gestante e da família de se apropriar dos sinais de alerta que essa gestante expõe, então se nós conseguirmos deixar a família e gestante em alerta, bem como capazes de identificar esses sinais, antes que seu estado se agrave e estimular a procura de socorro antes que a situação se torne complicada, acho que poderíamos ter resultados muito melhores”.
WhatsApp_Image_2021-11-26_at_16.53.40.jpeg

   Nathan Mendes (UFMG)

 O médico, Natan Souza, pontuou, “estou muito maravilhado com esse evento, de alto nível técnico e também de engajamento da gestão municipal e das regiões e do estado do Piauí porque a pandemia tomou o espaço da agenda por completo em 2020”.

Logo após, os participantes se reuniram em grupos onde fizeram uma carta de intenções comparando os planos existentes em âmbito nacional e estadual com o que os grupos produziram durante o fórum.

O evento terminou as 18h e está disponível no canal do Youtube  da NUEPES.

 Mais fotos do evento:

 

WhatsApp_Image_2021-11-26_at_17.14.27.jpeg

  WhatsApp_Image_2021-11-26_at_16.21.49_copy.jpeg

 

 WhatsApp_Image_2021-11-26_at_15.59.56_copy.jpeg

  WhatsApp_Image_2021-11-26_at_15.22.48.jpeg

  

Fim do conteúdo da página