Encerramento do Fórum de Mortalidade Materna em Parnaíba (FORMMAPI)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 09h21

Nesta sexta-feira (26), aconteceu o encerramento do Fórum para a Redução da Mortalidade Materna no Piauí (FORMMAPI). O evento teve a participação de coordenadores e representantes das instituições e secretárias de saúde do Piauí. 

WhatsApp_Image_2021-11-29_at_09.18.57.jpeg

representantes das secretarias do munícipio da planície litorânea

Após a abertura a programação seguiu com a participação de representantes das secretarias do munícipio da planície litorânea.

WhatsApp_Image_2021-11-29_at_09.19.22.jpeg

Auzeni Moura Fé

Auzeni Moura Fé, destacou que o evento foi de extrema importância, " É um mesa sobre a mortalidade materna. Nessa macroregião do litoral ocorreram sete óbitos maternos, agora em 2021. E ainda esse ano no estado ao todo ocorreram 49 óbitos maternos desses 19 foram por covid-19, dados de até o dia 22 de novembro. Existe uma resolução para o estado para a redução da mortalidade materna, no plano existe uma meta para redução em torno de 4,3% por ano. Com a pandemia esses números de mortes aumentou, acho importante que esse evento aconteça agora e se repita em todo estado. Precisamos refletir o que podemos fazer para diminuir essas mortalidades com propostas concretas e conturibuir para redução dessas mortes em todo o Piauí.

As representantes de Parnaiba, Viviene dos Santos, enfremeira e Coordenadora da Vigilância em Saúde e Emanuelle da Silva, Coordenadora de Sáude da Mulher no município, apresentaram uma palestra sobre " A situação epidemiológica de mortalidade materna  no município de Parnaíba", onde retarataram as mortes nos hospitais do local, fizeram um balanço dos óbitos. 

 WhatsApp_Image_2021-11-26_at_18.28.36.jpeg

Participantes do evento 

Bremem de Múcio (Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS) falou um pouco sobre as intervenções antes e durante a gravidez. “A promoção de cuidados pré-concepcionais especialmente em mulheres com comorbidade garantem que as mulheres não sejam expostas a gravidez até que estejam em melhores condições de saúde”.

O Assessor Regional em Saúde Materna explica ainda que a consulta pré-concepcional pode ser dividida em vários componentes: avaliação do risco, monitoramento das doenças crônicas, etc. "Demostra o beneficio que evita a mortalidade de grávidas. É preciso de educação em saúde que continuem para evitar esse tipo de risco. O apoio da família também é essencial para essas mulheres, assim como melhorar o atendimento nos centros de saúde".

Verônica Abdala (BIREME/OPAS/OMS), explicou sobre o mapa de evidências produto que busca a sistematização de informações. “O mapa de evidências é uma ferramenta de sistematizar e reunir toda a evidência possível para uma temática e sistematizar de um jeito para facilitar o seu uso. É um jeito de apresentar a melhor evidência possível é diferente de uma revisão sistemática, esta geralmente traz um tema bem especifico e o mapa pode ser um pouco mais abrangente, pela forma transparente e com critérios, possui muitas características de uma revisão sistemática, mas é diferente. Ao utilizar o AMSTAR que faz uma seleção criteriosa e rígida, o mapa traz um nível de confiança bem grande e de qualidade superior", explica.

 WhatsApp_Image_2021-11-26_at_16.46.09.jpeg

 Lis Marinho Medeiros(UFPI)

A professora Lis Marinho falou a respeito de ações que podem ser também eficazes para evitar a mortalidade materna. “A reflexão do fórum é exatamente isso, o que não deu certo e como fazer dar certo, a próxima etapa do fórum é fazermos estabelecer encima de todas essas informações que nós absorvemos até aqui e pensarmos em ações concretas, ações que sabemos que são importantes. Existe a capacidade da gestante e da família de se apropriar dos sinais de alerta que essa gestante expõe, então se nós conseguirmos deixar a família e gestante em alerta, bem como capazes de identificar esses sinais, antes que seu estado se agrave e estimular a procura de socorro antes que a situação se torne complicada, acho que poderíamos ter resultados muito melhores”.
WhatsApp_Image_2021-11-26_at_16.53.40.jpeg

   Nathan Mendes (UFMG)

 O médico, Natan Souza, pontuou, “estou muito maravilhado com esse evento, de alto nível técnico e também de engajamento da gestão municipal e das regiões e do estado do Piauí porque a pandemia tomou o espaço da agenda por completo em 2020”.

Logo após, os participantes se reuniram em grupos onde fizeram uma carta de intenções comparando os planos existentes em âmbito nacional e estadual com o que os grupos produziram durante o fórum.

O evento terminou as 18h e está disponível no canal do Youtube  da NUEPES.

 Mais fotos do evento:

 

WhatsApp_Image_2021-11-26_at_17.14.27.jpeg

  WhatsApp_Image_2021-11-26_at_16.21.49_copy.jpeg

 

 WhatsApp_Image_2021-11-26_at_15.59.56_copy.jpeg

  WhatsApp_Image_2021-11-26_at_15.22.48.jpeg