Página inicial > Pesquisa > Pesquisadores > CTBJ > Últimas Notícias - CTBJ > Feira AgroIFNordeste CTBJ: a agricultura familiar e sua importância na alimentação da sociedade

Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 09h27

3. Diretor CTBJ

Feira realizada na Praça do Fórum de Bom Jesus-PI

Na tarde deste quarta-feira (30), em Bom Jesus-PI ocorreu uma ação do Projeto AGOIFNORDESTE CTBJ, uma parceria entre a UFPI representada pelo Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a feira “AgroIFNordeste CTBJ foi marcada por vendas de produtos vindo da agricultura familiar que tiveram assistência dos técnicos em agropecuária bolsistas do Programa Residência Profissional Agrícola (PRPA) do AgroIFNordeste, além de artesanatos confeccionado pelas mulheres das comunidades rurais e assentamentos da região, a programação contou com palestras pela manhã e tarde sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que vem substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para que os agricultores possam ter acesso aos créditos rurais, a palestra foi proferida pelo Prof Fabio Nunes do IFPI campus de Valença-PI e coordenador das ações da CAF. Na capacitação sobre a CAF estiveram presente representantes dos municípios de Santa Luz, Cristino Castro, Curimatá, Colônia do Gurguéia, Gilbués, Monte Alegre, Redenção do Gurguéia e Bom Jesus.

2. Palestra

Palestra CAF realizada no auditório da Praça Marcos Aurelio em Bom Jesus-PI

Na abertura do evento o diretor do CTBJ, Prof. Raimundo Falcão Neto ressaltou a importância das ações do CTBJ na região de Bom Jesus, já foram realizados vários projetos e programas destinados ao fortalecimento da agricultura familiar e capacitação de produtores como Pronatec, e-Tec, Mediotec, que levarm além de cursos técnicos, a possibilidade dos agricultores fazerem cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) melhorando sua produtividade e formas de comercialização, o CTBJ possui um compromisso com Bom Jesus e região em levar os conhecimentos realizados dentro da UFPI e Instituições de Pesquisas para aplicar nas comunidades.

3. Diretor CTBJ

Diretor do CTBJ fazendo a abertura dos trabalhos do Projeto AgroIFNordeste CTBJ

O evento contou com a Parceria do IFPI, UFPI e CTBJ com a Prefeitura Municipal de Bom Jesus juntamente com as secretarias de Educação, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo além da Desenvolvimento Rural e Cultura do município quais cederam os espaços de auditório, barracas de feiras, som, lanches e todo apoio ao evento. O professor José Luiz da Silva, coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, além de grande liderança no movimento da agricultura familiar foi um dos organizadores do evento e ressaltou a importância desse tipo de ação, aonde os agricultores recebem as capacitações e tem a oportunidade de comercializar seus produtos de excelente qualidade no município e região.

4. Organizadores

Organizadores do evento AgroIFNordeste CTBJ, Professores Daniel Biagiotti e José Luiz da Silva

Na ocasião da feira estiveram presentes as comunidades rurais de Bom Jesus (Benfica, Piripiri, Brejo dos Altos, Eugenópolis), Alvorada do Gurguéia (Assentamento Lavila, Cascavel), Redenção do Gurguéia (Assentamento Formosa) e comunidades rurais de Júlio Borges que relataram a felicidade em terem feito parte desse projeto. A feirante Conceição líder do assentamento em Alvorada do Gurguéia comentou como essa oportunidade ajuda nos negócios: “Só temos a agradecer a Universidade Federal e ao CTBJ pela oportunidade de trazer a população de Bom Jesus os nossos produtos da agricultura familiar”. Ela disse que o evento é uma oportunidade de valorização e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos agricultores de base familiar.

5. Conceição

Conceição é uma das agriculturas que participou do projeto AgroIFNordeste

O coordenador do evento, Prof Daniel Biagiotti esteve nas rádios locais ressaltando a importância da agricultura familiar na região do Vale do Gurguéia e como esses projetos auxiliam na capacitação dos agricultores, pois o conhecimento muitos deles já tem devido as tradições familiares, porém com as técnicas repassadas pelos profissionais os agricultores podem aumentar sua produtividade, levar a sociedade produtos padronizados e mais bem apresentados para o mercado consumidor.

6. Divulgação 6.1. Divulgação

Divulgação nas rádios locais do projeto AgroIFNordeste

A final do evento, os coordenadores e organizadores disseram que foi um saldo muito positivo para os participantes, mesmo com tempo chuvoso a sociedade compareceu a feira, compraram seus produtos agroecológicos artesanatos e saíram satisfeitos, e os feirantes ficaram muitos felizes já agendando a próxima oportunidade de realizarem esse tipo de evento.

7.1 alegria dos agricultores 7.2 alegria dos agricultores

Alegria contagiante dos agricultores e consumidores de produtos da agricultura familiar