Prefeitura Universitária
Apresentação
A Prefeitura Universitária foi criada para atender a crescente demanda da comunidade acadêmica por projetos, obras e serviços de manutenção dos prédios e sistemas de infra-estrutura dos vários campi desta IES, bem como para o planejamento, elaboração de projetos e gerenciamento de obras do extenso programa de expansão, para cujas atividades a estrutura organizacional da extinta Diretoria de Projetos e Obras não se encontrava devidamente adaptada.
Além dos serviços descritos, também é da competência da Prefeitura Universitária a implantação e gestão de programas cujo objetivo são a garantia da qualidade e da eficiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão pela UFPI a sociedade piauiense.
A Prefeitura Universitária tem organograma elaborado de forma a garantir a gerência participativa e integrada de sua equipe na tomada de decisões e na criteriosa análise para aplicação dos recursos que visam o melhoramento das instalações dos Campi da UFPI.
Histórico
O primeiro órgão de planejamento físico da Universidade Federal do Piauí foi a Assessoria para Assuntos de Arquitetura e Urbanismo criado em junho de 1971. Em 1972 lhe foi dada a denominação de Assessoria Técnica de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo - ATEAU. Naquele mesmo ano foi transformada em Coordenação de Planejamento Físico - COPLAF. Posteriormente, em 1974, foi denominada Coordenação de Estudos e Projetos de Obras. Finalmente em 1977 a Coordenação de Estudos e Projetos de Obras foi transformada em Diretoria de Projetos e Obras - DIPRO e agora Prefeitura Universitária da UFPI.
Competências Gerais da Prefeitura Universitária
* administrar o uso rotineiro e a postura espacial das áreas físicas dos diversos campi da UFPI;
* administrar a execução das atividades de planejamento e o cadastramento das áreas físicas e da infra-estrutura dos diversos campi da UFPI;
* administrar a elaboração de projetos, especificações, orçamentos e cronogramas para obras da UFPI;
* administrar a execução dos serviços de obras e reformas da UFPI;
* administrar a execução de serviços de manutenção, conservação e limpeza nos diversos campi da UFPI;
* administrar a execução dos serviços de implementação e manutenção dos sistemas hidráulicos, de esgotos sanitários, elétricos, telefônicos, gás, vapor, vácuo e demais instalações da UFPI;
* planejar, coordenar, executar e avaliar o desenvolvimento dos projetos relativos à sua área de atuação bem como promover estudos e projetos em função dos cenários, das inovações, das tendências, e das necessidades da comunidade acadêmica;
* promover as licitações de obras e serviços de engenharia na UFPI;
* prestar a assessoria a Reitoria da UFPI nos assuntos pertinentes a sua área de atuação.
Estrutura Organizacional
Prefeito: Francisco Alberto de Brito Monteiro - Professor Especialista
Coordenação de Projetos e Obras
Chefe: José Alves de Mendonça Filho - Engenheiro Civil
Atribuições:
* acompanhar a elaboração de contratos, convênios e adjudicações;
* fiscalizar as obras e serviços de engenharia quando de sua realização por empresa contratada;
* controlar a liberação de parcelas de obras e serviços;
* elaborar relatórios referentes a obras e serviços de engenharia em execução;
* realizar estudos e executar providências relacionadas com a aquisição e desapropriação de novas áreas;
* elaborar a avaliação de imóveis;
* elaborar dados e instrumentos necessários a licitações, adjudicações, convênios e contratos de obras, serviços, materiais e equipamentos;
* participar da elaboração e manutenção do Caderno Geral de Encargos.
Divisão de Orçamentos
Chefe: Marcos Vinícius Nunes Sampaio - Engenheiro Civil
Atribuições
* elaborar os orçamentos de obras e serviços de engenharia;
* elaborar cronograma físico-financeiro de obras e serviços de engenharia;
* elaborar dados e instrumentos necessários a licitações, adjudicações, convênios e contratos de obras, serviços, materiais e equipamentos;
* elaborar a Tabela de Preços de Obras e Serviços de Engenharia da UFPI;
* participar da elaboração e manutenção do Caderno Geral de Encargos da UFPI.
Divisão de Projetos
Chefe: Dayse Lima e Silva Costa - Arquiteto
Atribuições:
* elaborar projetos de Arquitetura e complementares de Engenharia, projetos urbanísticos, inclusive projetos especiais;
* coordenar a elaboração do planejamento físico dos campi e mantê-lo atualizado;
* participar da composição de documentos para licitações;
* manter as especificações técnicas dos projetos executados;
* participar da avaliação de imóveis de interesse da UFPI;
* elaborar e manter atualizado o Caderno Geral de Encargos.
Seção de Desenho
Chefe: Francisco Vieira da Silva
Atribuições:
* reproduzir e fornecer cópias heliográficas;
* executar o levantamento em prédios da UFPI;
* manter o registro e controle do material especializado;
* participar da composição de documentos para licitações, no tocante a organização de pastas e plantas;
* executar desenhos de projetos de Arquitetura, urbanismo, complementares de Engenharia, comunicação visual e projetos especiais.
Coordenação de Serviços Gerais
Coordenador: João Messias Freitas Melo - Assistente Administrativo
Atribuições:
* planejar, coordenar e avaliar a execução das atividades de manutenção, limpeza e conservação dos prédios, redes de infra-estrutura e de áreas verdes da UFPI;
* participar da elaboração de dados e instrumentos necessários a licitações, para contratação de empresas para serviços de manutenção e limpeza;
* manter o registro e controle de materiais, equipamentos e ferramentas utilizados em serviços de manutenção;
* elaborar relatórios referentes a execução de serviços de manutenção quando executados por empresas contratadas;
* controlar a liberação de parcelas de pagamentos de serviços de manutenção executados por empresas contratadas.
Divisão de Manutenção Elétrica e Telefonia
Chefe: Antonio da Silva Nunes
Atribuições:
* executar os serviços de manutenção nas instalações elétricas dos prédios e redes de distribuição de energia dos campi da UFPI;
* executar os serviços de manutenção nas instalações telefônicas dos prédios e redes de distribuição dos campi da UFPI;
* acompanhar e fiscalizar os serviços de manutenção nas instalações elétricas dos prédios e redes de distribuição de energia dos campi da UFPI quando realizados por empresas contratadas;
* acompanhar e fiscalizar os serviços de manutenção nas instalações telefônicas dos prédios e redes telefônicas dos campi da UFPI quando realizados por empresas contratadas;
* fornecer o devido apoio as equipes da concessionária de energia elétrica local nos serviços realizados nos campi da UFPI quando oficialmente solicitada.
Divisão de Manutenção Predial e Mobiliário
Chefe: Justino Figueiredo Barbosa
Atribuições:
* executar os serviços de manutenção nas instalações hidráulicas e de esgotos sanitários nos prédios dos diversos campi da UFPI;
* executar os serviços de manutenção em elementos estruturais, alvenarias, coberturas, esquadrias, pisos e revestimentos nos prédios dos diversos campi da UFPI;
* executar os serviços de manutenção nas redes de distribuição de água potável nos diversos campi da UFPI;
* executar os serviços de manutenção nas redes coletoras de esgotos sanitários nos diversos campi da UFPI;
* executar os serviços de manutenção no mobiliário dos prédios dos diversos campi da UFPI;
* acompanhar e fiscalizar os serviços de manutenção nos prédios e mobiliário da UFPI quando contratados a terceiros.
Oficina de Carpintaria
Chefe: José Antonio dos Santos Silva
Seção de Transportes
Chefe: Antonio de Abreu Lopes
Seção de Oficinas
Chefe: José de Oliveira Almeida
Seção de Manutenção de Equipamentos Eletroeletrônicos
Chefe: Janari Pinheiro de Carvalho
Oficina de Refrigeração
Chefe: Moisés da Silva