Página inicial > Últimas Notícias - CCA > Homenagem Mérito Agropecuário “João Mendes Olímpio de Melo”

Homenagem Mérito Agropecuário “João Mendes Olímpio de Melo”

O Governo do Estado do Piauí realizou durante a 68ª EXPOAPI 2018 a outorga da Medalha Estadual Mérito Agropecuário "João Mendes Olímpio de Melo".

Na noite de 07 de dezembro de 2018, foi realizada a solenidade de Outorga da Medalha Estadual Mérito Agropecuários “João Mendes Olímpio de Melo” como parte da programação da 68ª Exposição Agropecuária do Piauí – EXPOAPI, a entrega aconteceu no Pavilhão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde.

A homenagem é dividida em categorias: Produtor, Instituição, Empresas e Técnicos que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento agropecuário do Estado do Piauí.

Na categoria dos técnicos, a Profa. Dra. Mônica Arrivabene, docente do curso de Medicina Veterinária, foi condecorada com a Medalha Estadual Mérito Agropecuários “João Mendes Olímpio de Melo”.

Esteve presente na solenidade representando o Magnifico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPI), Prof. Dr. Paulo Roberto Ramalho Silva.

Breve histórico profissional da homenageada:

A Profa. Dra. Mônica Arrivabene é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo – USP, realizou estágios na área de clínica médica e cirúrgica de equídeos em várias instituições de renome do país, promoveu vários eventos equestres na cidade de Teresina, realizou com sua equipe o primeiro diagnóstico em Mormo equino nos Estados do Paiuí e Maranhão, doença de notificação obrigatória e zoonose, publicado no caderno Técnico do MAPA (2011).

Pioneira em realizar cirurgia de Síndrome Cólica tanto por flanco com o animal em posição quadrupedal e por laparotomia exploratória, trabalho com pessoas especiais, realizando uma equitação diferenciada no Estado do Piauí; pioneira e incentivadora de plantões veterinários em vaquejadas nos Estados do Piauí e Maranhão, com a participação dos acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária; ofertar estágios para acadêmicos do Cursos de Medicina Veterinária em clínica e cirurgia de equídeos no Piauí.

Proprietária do Rancho SM, localizado na Rodovia PI 130, 11.696, Bairro Angelim IV em Teresina – PI., desde 1996, primeiro local de alojamento, treinamento com atendimento médico veterinário especializado em equídeos no Estado do Piauí, posteriormente, clínica veterinária, tendo funcionado sob a sua supervisão até 2003. Posteriormente, continuou como Clínica com outros profissionais como responsáveis.

Atualmente é Professora da Universidade Federal do Piauí, trabalhando na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Equídeos, ministra as disciplina de Clinica Média de Equídeos e Enfermidades dos Equídeos, é coordenadora do projeto de extensão Grupo de Estudo em Equídeos do Piauí – GEEPI, desenvolve projetos de pesquisas em Fisioterapia equina, orienta estágios obrigatórios no curso de graduação em Medicina Veterinária e em pós-graduação latu senso (residência 1 e 2) na área de clínica médica equina, está atualmente Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, biênio 2018-2020, e tem como objetivo implantar um centro de fisioterapia equina.

O CCA/UFPI parabeniza a Profa. Dra. Mônica Arrivabene pela honrosa homenagem conquistada em reconhecimento pela sua dedicação pessoal e contribuição profissional na área das ciências agrárias.

Registro fotográfico:

Slide520181213102952