Uma missão de sucesso, a caminhada da Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI realizou, com muito sucesso, a Aula Inaugural do 1º período letivo de 2024, que foi ministrada pela Profa. Dra. Ana Karina Bezerra Pinheiro (Professora Titular da UFC e Atual Coordenadora da Área da Enfermagem/CAPES (2022-2026)). Tema: Estratégias para o desenvolvimento de excelência de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
A missão da Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro teve início no dia 25/03/2024 quando fomos recebidas em audiência pelo o Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes e a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profª Drª Regilda Moreira, compareceram, as Professoras do PPGEnf: Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães (Coordenadora do PPGEnf), Profª Drª Maria Eliete Batista Moura (Coordenadora do DINTER Internacional UFPI/Universidade de Chota/Universidade Andina de Cusco-Peru), Profª Drª Rejane Correa Marques (Professora Visitante do PPGEnf) e a Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo (Assessora de Comunicação do PPGEnf da UFPI).
Nesta audiência o Magnífico Reitor e a Pró-Reitora de Pós-Graduação expressaram a relevância da Pós-Graduação em Enfermagem nas diretrizes da gestão superior, pois reconhecem o empenho e as realizações, tanto na produção científica como nas atividades de internacionalização. Nesta oportunidade agradeceram a vinda da Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro e se colocaram a disposição no atendimento das demandas identificadas para o alcance de metas futuras.
Na manhã do dia 26/03/2024, a Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro discutiu na coordenação do PPGEnf com as lideranças locais, os avanços alcançados nos 17 anos de implantação do programa, apontando as lacunas que o planejamento estratégico precisa superar para evoluir do conceito 5 (conquistado no ultimo quadriênio) para a sonhada e desejada NOTA 6.
Na tarde da terça-feira, o PPGEnf/CCS/UFPI viveu um momento acadêmico ímpar, um auditório lotado, discentes e docentes, além dos que participaram na modalidade virtual por meio do google meet: Docentes estrangeiros, Profa. Dra. Kelly Myriam Jiménez de Aliaga da Universidade de Chota, Prof. Dr. Edo Gallegos Aparicio da Universidade Andina de Cusco, Profa. Dra. María Antonieta Rubio Tyrrell, assessora internacional do PPGEnf, os Doutorandos do DINTER/Peru: Frank Brendhon Herrera Mena, Isaias Wilmer Dueñas Sayaverde, Rosario del Socorro Avellaneda Yajahuanca, Sdenka Caballero Aparicio e Zoila Isabel Cárdenas Tirado e o Doutorando de Angola José Fortuna, e a nossa docente permanente do PPGEnf que está concluindo o Pós-Doutorado na Universidade Federal do Ceará, Profa. Dra. Herla Furtado.
A aula inaugural teve início com a exibição de um vídeo institucional comemorativo dos 17 anos do PPGEnf/CCS/UFPI – 2007 a 2024, mostrando uma trajetória exitosa, deste jovem programa de pós-graduação. Na sequência, foi composta a mesa de honra para abertura solene: Profª Drª Carla Maria de Carvalho Leite (Vice Diretora do CCS, na oportunidade representando a Administração Superior da UFPI), Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães (Coordenadora do PPGEnf), Profª Drª Maria Eliete Batista Moura (Coordenadora do DINTER Internacional), Álvaro Sepúlveda (Representante Discente) e a Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro (ministrante da Aula Inaugural), após os pronunciamentos dos membros da mesa a palestrante ministrou uma aula magistral demonstrando como o nosso programa conseguiu se consolidar no cenário nordestino superando as diferenças regionais, e agora poderá estrategicamente superar lacunas e demandas para evoluir e conquistar a tão sonhada excelência na pós-graduação.
Segundo a Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro as metas a serem alcançadas necessitam um empenho coletivo: alunos, pessoal técnico administrativo, professores e gestores. Esta fala motivou e sensibilizou o público presente que demonstrou entusiasmo na formação de uma força tarefa acadêmica para alavancar neste primeiro período de 2024 a produção científica em periódicos Qualis A1 e A2.
Na manhã do dia 27 de março de 2024 (quarta-feira), concluindo a missão avaliativa a Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro conheceu a estrutura física, instalações e laboratórios da Enfermagem - UFPI, iniciando pelo prédio do PPGEnf/CCS/UFPI, que tem no pavimento térreo: Salas Administrativas, o Auditório Profª Drª Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes, o Laboratório de Pesquisa Experimental do PPGEnf (LAPEX), a Sala da Editora da Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI), Almoxarifado, Copa/Cozinha, Toaletes Feminino e Masculino. No andar superior: Salas de Aula e de Orientação, Laboratório de Informática e a Coordenação de Residências e Especializações em Enfermagem.
Na sequência a comitiva visitou a grande obra da Enfermagem Piauiense: Museu de Enfermagem – UFPI, um sonho de todos e todas, mas especialmente, da nossa Profa. Dra. Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes que faleceu em 2021, antes da concretização desta obra histórica, que foi inaugurada em 2023, quando festejamos o Jubileu de Ouro do Curso de Enfermagem da UFPI. Outra estrutura de vanguarda e pioneira na região nordeste é o Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas Enfermagem e Saúde (SIMENF-Saúde) em funcionamento desde 2019 no Departamento de Enfermagem da UFPI, sendo utilizado no ensino, extensão e pesquisa tanto na graduação como na pós-graduação.
Diante desta infraestrutura, da produção cientifica crescente, dos largos passos de internacionalização com convênios e parcerias com os países do MERCOSUL (Paraguai, Uruguai e Argentina), América Latina (Peru, Colômbia), América Central (Haiti) África (Angola) e Europa, especialmente, Portugal fica evidente a trajetória exitosa do nosso programa nestes 17 anos de implantação. O que mantém a esperança em alcançarmos a nota 6, na Avaliação Quadrienal da CAPES (2021/2024).
Finalmente, agradecemos a todos, especialmente, a Profª Drª Ana Karina Bezerra Pinheiro pela disponibilidade de vir pessoalmente, conhecer nosso programa e reconhecer nossos pontos fortes e identificar as lacunas que podem ser superadas com planejamento estratégico e trabalho coletivo.
E assim, reconhecer que: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer” e como dizia o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em seu slogan: "yes, we can", sim, nós podemos.