21/06/2022 Encontro Pedagógico para o retorno presencial do CAFS

Imprimir
Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2022, 23h50

No dia 14 de junho de 2022, O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI)  realizou a sexta edição do Encontro Pedagógico, intitulada (RE) ENCONTRO PEDAGÓGICO CAFS/UFPI: É momento de acolher. O evento foi realizado de forma presencial no Auditório do Colégio Técnico de Floriano (CTF), nos turnos manhã e tarde, reunindo docentes dos 5 (cinco) cursos de graduação do Campus: Administração, Ciências biológicas, Educação do campo, Enfermagem e Pedagogia.

O encontro teve como objetivos promover um espaço de acolhimento entre os docentes no início do período letivo 2022.1; discutir sobre o retorno das atividades presenciais no CAFS/UFPI e possibilitar o compartilhamento das ações que os cursos de graduação irão desenvolver para início das aulas presenciais.

Conforme a programação, a abertura do evento foi realizada pela Profa. Dra. Edmilsa Santana de Araújo (Diretora do CAFS/UFPI), pela Profa. Dra. Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti (Assessora de ensino) e demais assessores, Prof. Dr. Alyson Luiz Santos de Almeida (Assessor de Extensão), Isaura Danielli Borges de Sousa (Assessora de Comunicação) e Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa (Assessora de Pós-Graduação).  

Encontro1

O momento também contou com a apresentação dos professores e professoras presentes, marcado pela alegria do reencontro.

Encontro3

O (Re)encontro Pedagógico foi embalado ao som do Mousikeducação, com Jardel Viana, Alyson Almeida, André Nunes e Nenzinho Batera, trazendo uma trilha sonora exultante, seguido de um café da manhã.  

Encontro4

Encontro8

O evento teve a participação do Projeto de extensão Leituras Dramatizadas, do Campus Helvídeo Nunes de Barros (CSHNB), sob a Coordenação da Profa. Dra. Lidiany Pereira dos Santos e do Profa. Dr. Raimundo Nonato Lima dos Santos, além da equipe composta também pelo Prof. Dr. Francisco Waldílio da Silva Sousa e pelos discentes Fernanda Oliveira Lima, Camila Ketly Pereira Bispo Vieira, Antônio Max Guimarães de Carvalho e Graziela Reis da Silva. O espetáculo apresentado foi “A razão e a loucura sob os olhos de Bacamarte” uma adaptação da obra O Alienista – Machado de Assis.

Encontro9

Encontro11

Ao final da manhã, houve o acolhimento aos docentes através da realização de uma Terapia Comunitária, conduzida pela Profa. Dra. Janaina de Paula e Dra. Idalina de França Barros, buscando compreender os sentimentos trazidos pelos docentes para o retorno das aulas presenciais.

Encontro12

Encontro13

Encontro14

No turno da tarde, a apresentação do Núcleo de Acessibilidade da UFPI/CAFS, pela coordenadora Profa. Dra. Carla Andrea Silva, trazendo a importância de realizar um trabalho conjunto para atender as demandas dos discentes e promover ações de inclusão no CAFS.

Encontro16

Houve também, a participação do Dr. Leandro Gomes Reis Lopes (Psicólogo do CTF), abordando sobre Criaticidade no Campus: semeando recomeços, um momento destinado para uma experiência com a biodança, a fim de ativar a criatividades dos docentes em externar suas expectativas para o retorno das atividades, através de desenhos, mensagens, etc.

Encontro17

Encontro18

Ao final da tarde, a Profa. Dra. Evelyne Carvalho (Psicóloga - UESPI), conduziu uma Roda de conversa com os professores, sobre as expectativas e enfrentamentos para o retorno presencial. Trazendo reflexões e também técnicas para pensar os desafios e formas de superá-los neste recomeço. 

Encontro21

Encontro22

O momento oportunizou o acolhimento aos docentes, a troca de relatos de experiências com o ensino remoto e das expectativas para o início das aulas, além do reencontro dos professores e de restabelecer os vínculos afetivos e profissionais no CAFS.

Agradecemos o apoio da Direção do Campus e suas assessorias, bem como a todos os que colaborarão para realização deste (Re)encontro. Em especial, aos docentes que estiveram presentes neste dia. Gratidão a cada um, pela confiança em compartilhar seus saberes, experiências e disponibilidade.

Reiteramos os cuidados necessários para o retorno das aulas presenciais no Campus, desde a obrigatoriedade do uso das máscaras de proteção, apresentação do comprovante vacinal, que deve estar atualizado de acordo com sua respectiva idade, ao distanciamento e as medidas de higiene pessoal, em especial, das mãos em todos os setores da Instituição.

Em breve estaremos juntos (as)!

Desejamos um ótimo retorno as aulas.

Assessoria de ensino CAFS/UFPI

Fotos do evento disponível em:  https://drive.google.com/drive/folders/1WKiWrj4wrVVt-0hDgwqWxRNSNpkIP1Th?usp=sharing