Cursistas de Geografia desenvolveram atividades de campo em ambiente urbano e rural

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Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 09h40

 

A disciplina de Atividades Curriculares de Extensão – ACE 3, no contexto do planejamento e com o objetivo de realizar aulas de campo desenvolveu atividades articuladas de extensão e aulas de campo conjuntamente. Na ocasião desenvolveram-se duas atividades sendo uma no ambiente urbano e outra no ambiente rural.

Na última terça-feira (14), foi realizada a atividade de campo com o objetivo de mostrar as diversas possibilidades para a elaboração de atividades de extensão na cidade. Inicialmente foi elaborado um pequeno roteiro que se concentrou na praça da matriz, onde foi feita uma apresentação geral da atividade e uma discussão sobre as relações sociedade e natureza, principalmente no que se fere aos impactos socioambientais em ambientes urbanos.

 

Foi realizado um percurso a pé com o intuito de identificar e estudar problemas ambientais e propor sugestões para possíveis correções. Foi feita uma visita ao local de realização da feira pública da cidade realizada na praça do mercado, assim como visita ao mercado central da cidade em que foram observadas e analisadas as muitas possibilidades de estudos.

Em um segundo momento foi feita uma visita à estação de tratamento de água da cidade na qual foi explicado todo o processo de tratamento da água, desde a captação no rio Parnaíba até o controle de qualidade final da água tratada e pronta para a distribuição para população. Para concluir o percurso foi realizada a visita a margem do rio Parnaíba e feito um estudo sobre a dinâmica de enchentes que acontecem na cidade de Luzilândia durante a estuação chuvosa.

Já na manhã da quinta-feira (16), foi executada a atividade de campo em ambiente rural que foi dividida em quatro momentos: o primeiro na localidade Barrocão, em que foram estudados conceitos sobre Geografia Física.

 

O segundo momento foi na localidade Cipó, incluindo visita a uma roça, ou seja, atividade de preparação de solo e plantação de mandioca, além de uma conversa com o agricultor sobre as técnicas de plantio e condições da estação chuvosa, a partir das informações provenientes do conhecimento empírico repassadas pelo agricultor, em que foi possível demonstrar para os alunos a importância dos conhecimentos tradicionais. O terceiro momento foi uma visita à Chapada do Barrocão com o objetivo de discutir a deposição de lixo doméstico em áreas rurais e o incentivo para que os alunos desenvolvam projetos de conscientização ambiental para os moradores. E para concluir as atividades do dia foi realizada uma visita à comunidade de Lages em que foram analisados vários aspectos da geografia do local em diferentes aspectos.

“Com as duas atividades realizadas os estudantes de Licenciatura em Geografia do Parfor, em Luzilândia, viveram no campo e na prática, as possibilidades reais para a realização de projetos de extensão e de aulas de campo”, concluiu o professor formador Raimundo Lenilde, responsável pelas duas atividades de campo.