Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > CAPES implementa Login Único em seus sistemas
Início do conteúdo da página

CAPES implementa Login Único em seus sistemas

Imprimir
Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 09h31

banner gov

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concluiu a migração de seus serviços digitais para o Login Único do Governo Federal, o portal Gov.br. A partir de agora, com mesmo login e senha é possível acessar a serviços da Coordenação e demais órgãos do poder executivo federal. A proposta vai facilitar a identificação e autenticação do cidadão, fornecendo um acesso unificado e reduzindo a burocracia.

O acesso ao portal do Governo Federal pode ser feito por smartphone, notebook, tablet ou computador. Desde julho do ano passado a CAPES trabalha para cumprir as metas Plano de Transformação Digital, elaborado pelo Ministério da Educação. O processo de migração para o Login Único foi feito em três etapas: padronização, evolução e transformação. Durante o desenvolvimento, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), responsável pelo processo na CAPES, contou com o apoio da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

Gustavo Portella, coordenador geral de Sistemas da DTI, ressalta que esta é a primeira etapa. “Estabelecemos no Plano alguns compromissos e esse é o primeiro deles: implementar no primeiro trimestre de 2020 o Login Único como uma alternativa para acesso aos sistemas da CAPES”, afirma.

Neste primeiro momento estarão disponíveis para acesso pelo Login Único os seguintes Sistemas: Gestão da Universidade Aberta do Brasil - SisUAB, APCN (Plataforma SUCUPIRA), Controle de Bolsas e Auxílios - SCBALinha DiretaSICAPES InscriçãoGestão de Bolsas - SGBPlataforma da Educação Básica.

Até o fim deste ano, todo o portal da CAPES e aplicativos como App do Bolsista, Portal de Periódicos e Plataforma Sucupira devem estar disponíveis na loja virtual do Governo Federal e no portal Gov.br. Junto com o MEC e demais órgãos vinculados, serão 99 serviços ligados à Educação disponíveis no Login Único.

Saiba mais sobre Governo Digital e Transformação Digital:
https://www.gov.br/governodigital/pt-br 
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/transformacao-digital/o-que-e 

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Fim do conteúdo da página